Feira no Marapé leva informações sobre prevenção da dengue à população | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Saúde

21 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Feira no Marapé leva informações sobre prevenção da dengue à população

Ação orientou moradores sobre cuidados contra o Aedes aegypti e reforçou medidas de prevenção nas ruas de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Grupo de Informação, Educação e Comunicação realizou, nesta terça-feira (21), uma ação do projeto Feira Livre, no bairro Marapé, em Santos. A equipe conversou com a população, distribuiu panfletos informativos e esclareceu dúvidas sobre a prevenção da dengue e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

A feira foi escolhida por concentrar moradores com mais tempo disponível para receber as orientações. “Aqui conseguimos falar com donas de casa, pessoas de folga ou em férias. As feiras são ótimos espaços para esse tipo de abordagem”, disse o agente Vinícius Câmara.

A escolha dos locais segue o monitoramento semanal das armadilhas espalhadas pela cidade. Na semana anterior, duas armadilhas instaladas nas proximidades do Marapé capturaram fêmeas do mosquito, indicando maior risco na região. O mapa com os dados atualizados está disponível no site: https://mi2.miaedes.com.br.

Prevenção vai além da feira

Além das ações nas feiras, os agentes atuam em diversas frentes durante o ano todo. Entre elas estão:

  • Brigadas nas escolas: funcionários treinados monitoram e eliminam focos do mosquito.

  • Programa Casa a Casa: visitas regulares aos imóveis.

  • Mutirões semanais: varreduras em bairros específicos.

  • Visitas a pontos estratégicos: como oficinas, borracharias, ferros-velhos e cemitérios.

  • Nebulização: uso de inseticida nas áreas próximas a residências com casos confirmados.

  • Armadilhas de monitoramento: 481 unidades instaladas em Santos.

  • Atividades educativas: ações em escolas, ruas e eventos.

  • Uso de drones: para checar locais de difícil acesso.

  • Atendimento a denúncias: pelo telefone 162 ou no site da Ouvidoria Municipal.

Cuidados dentro de casa

Ralos externos e internos que não possuem tampa devem ser tratados duas vezes por semana com sal grosso ou água sanitária. A limpeza precisa incluir escova, água e sabão para eliminar ovos invisíveis do mosquito.

Os pratinhos de plantas também merecem atenção. Mesmo secos, ainda podem abrigar ovos do Aedes, que sobrevivem por até um ano à espera de condições ideais para eclodir.

População ainda descuida, alerta moradora

A aposentada Vera Deize Ribella, de 73 anos, destacou a falta de cuidado de alguns vizinhos. “Depois da pandemia, muita gente relaxou. Conheço pessoas que deixam vasilhas com água nas lajes. Isso é um perigo enorme”, afirmou.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.