A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) renovou e ampliou a frota de operações de segurança na Cidade em 14%.
Os 50 novos veículos adquiridos pela Prefeitura foram entregues na manhã desta quarta-feira (13), em cerimônia na Praça Mauá (Centro Histórico).
No total, são 34 viaturas quatro rodas (eram 30), com nova caracterização (azul-marinho fosco), dotadas de rádio digital, GPS de última geração e compartimento de guarda-preso; além de seis motos e 10 quadriciclos (antes oito). Os veículos já estão em operação.
Além da GCM, a Defesa Civil também recebeu dois novos veículos, assim como o Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal, que ganhou uma viatura camuflada. No segundo semestre, as novas viaturas serão equipadas com tablet, visando facilitar a comunicação com o Centro de Controle Operacional (CCO) e a catalogação de ocorrências. Essa nova tecnologia embarcada está a cargo da Secretaria de Planejamento. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, para realização de Atividade Delegada, também receberão novos veículos este ano.
O prefeito Rogério Santos destacou o investimento da Administração em segurança, capacitação dos guardas e tecnologia. “Investir em segurança tem sido uma das prioridades da nossa cidade. A GCM é um exemplo para a sociedade e isso ficou ainda mais evidente durante a pandemia, com um atendimento adequado e de excelência à população”, afirmou o chefe do Executivo, na cerimônia que contou com cerca de 50 guardas. O efetivo atual é de 423 guardas.
O secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, ressaltou a importância do reforço estrutural. “Quem ganha com esse reforço é a população, pois a Guarda Municipal está presente 24 horas em toda a Cidade atendendo a ocorrências das mais variadas naturezas. Essa é a nossa missão”.