Navio colide com balsas no Porto de Santos e tripulantes pulam no mar | Boqnews
Foto: Reprodução/Redes Sociais

susto

17 DE FEVEREIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Navio colide com balsas no Porto de Santos e tripulantes pulam no mar

Caso ocorreu na última segunda-feira (16)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Na última segunda-feira (16), por volta das 22h, um navio cargueiro colidiu com duas balsas no canal do Porto de Santos.

Segundo a Praticagem de São Paulo, as balsas navegavam a contrabordo uma da outra.

O navio Seaspan Empire atracaria no terminal Embraport, mas devido à falta de espaço no cais, retornou para a barra.

Foi feito contato por rádio com as balsas. Contudo, uma delas e a outra que estava em manutenção sendo rebocada, atravessaram na frente do navio.

Desse modo, quatro tripulantes das balsas pularam no mar. Os marinheiros das lanchas da Praticagem resgataram e os tripulantes não se feriram.

Como as balsas estavam vazias, sem veículos a bordo, não teve nenhum problema mais grave.

APS

A Autoridade Portuária de Santos (APS) informa que tomou conhecimento de um abalroamento entre o navio Seaspam Empire e duas balsas da travessia Santos-Guarujá.

Informações preliminares, ainda em apuração, dão conta de que a embarcação, de bandeira Singapuriana, carregada com contêineres, realizava manobra de saída do Porto de Santos, quando atingiu as duas balsas, que cruzavam o canal de navegação, ambas vazias e uma sendo rebocada pela outra.

Após o abalroamento, o navio seguiu para a área de fundeio e depois, às 3h00 desta terça-feira (17), entrou no Porto e atracou no terminal DP World, onde permanece até o momento.

Com mais de onze mil movimentos de entrada e saída de navios por ano, a segurança na navegação é prioridade no Porto de Santos. Com a construção do túnel Santos-Guarujá, obra do novo PAC do Governo do Brasil e parceira com o governo estadual, fatos como esse serão evitados.

 

Capitania dos Portos

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informa que uma equipe de militares peritos da CPSP foi prontamente acionada e esteve no local, constatando que, apesar do dano material, não houve vítimas.

O devido Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente.

Por fim, a MB ressalta que, aqueles que conduzirem embarcações, ajam com prudência, bem como realizem a devida manutenção de suas embarcações e mantenham coletes salva-vidas e demais equipamentos de salvatagem disponíveis em quantidade adequada.

Em caso de denúncias e informações sobre emergências náuticas, entre em contato com os telefones (13) 3221-3455 e 185.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.