A UME Padre Waldemar Valle Martins, no Macuco, está em reforma geral visando atualizar suas dependências e aumentar a área construída de 2.500 m² para 2.960 m². Com as melhorias, a unidade, que atende alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental, passará a oferecer vagas também para o 5º ano.
Sendo assim, a intervenção, a cargo da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), já atingiu 70% dos serviços prontos e deve ser concluída no primeiro semestre de 2026. Na fachada já foram instalados os brises, dispositivos arquitetônicos para impedir a incidência direta de radiação solar nos interiores do edifício, de forma a evitar calor excessivo.
Desse modo, a nova quadra recebeu as luminárias em LED na estrutura superior, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e alambrado entre mureta e fechamento lateral. Atualmente, ocorre a concretagem dos pilares das tabelas de basquete e a pintura dos muros.
“A área ampliada da UME Padre Waldemar é destinada a ambientes para a arte e a criatividade. São novas salas de dança e teatro, em fase final de execução, com serviços de pintura interna e instalação das novas esquadrias.”, diz o engenheiro Pedro Mendes, da Seobe. “Depois disso faltará apenas a colocação dos pisos e o término da elétrica”.
Vagas para o 5° ano
A reforma abrange ainda a cobertura da quadra poliesportiva, reforma dos pavimentos térreo, primeiro, segundo e terceiro, da cobertura e das fachadas.
Dessa maneira, a obra na escola tem custo de R$ 4.130.552,28, recursos da Secretaria de Educação (Seduc).
Aliás, os serviços são executados pela Construtora Armada Ltda., empresa vencedora da licitação.
Entradas
A reforma contempla melhorias nos acessos. Na entrada principal, pela Rua 28 de Setembro, ocorreu a proteção da impermeabilização da cobertura com argamassa e segue em andamento a fundação do jardim vertical.
Já na entrada pela Rua Gervásio Bonavides, houve a demolição da calçada antiga e a concretagem do novo piso. Está pronta também a estrutura da nova guarita, com rampa e escada acessíveis.
Cobertura e parque infantil
Na cobertura do prédio principal, foram removidas as telhas antigas, de amianto, e encontra-se em fase adiantada a instalação das novas telhas de fibrocimento. Um total de 80% do serviço já foi concluído.
Dessa maneira, no pavimento térreo, o piso do parque infantil foi concretado, os brinquedos estão instalados e 60% do piso de borracha foi colocado.
Em paralelo ocorre a instalação de sanitários com acessibilidade e a pintura das paredes das escadas e das salas de toda a escola.
Espaços multidisciplinares
O pavimento térreo contará com salas de teatro e de dança, parque infantil, quadra poliesportiva coberta, vestiário feminino e masculino. Assim como, depósito de material esportivo, horta, pátio coberto, refeitório, cozinha, casa de bombas, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência (PCD), despensa, abrigo de gás e nova edificação da guarita.
Sendo assim, o primeiro pavimento abrigará biblioteca, auditório, circulação, salas de professores, orientador/coordenador, diretoria, secretaria, copa e sanitários feminino, masculino e PCD. Já no segundo ficarão oito salas de aula, uma sala de computação, sanitários feminino, masculino e PCD.
Além disso, no terceiro, haverá salas de artes, de contação de histórias, multissensorial, sala para atendimento educacional especializado, salão múltiplo uso, duas salas de aula (novas), almoxarifado e sanitários femininos, masculinos e PCD. O projeto arquitetônico é da Prodesan.
Painéis solares
Dessa maneira, para maior sustentabilidade, painéis solares serão instalados na cobertura. E as brises farão parte da fachada para controlar a incidência de luz e calor do sol.
Portanto, a unidade também está sendo preparada para oferecer 100% de acessibilidade. Já conta com elevador e receberá adequações em rampas, pisos podotáteis, corrimãos e bebedouros, circulação entre os pavimentos, corredores e salas. Além dos sanitários, além de sinalização tátil para autonomia das pessoas com deficiência visual.
Além disso, complementando as melhorias, dois novos reservatórios de água de reúso com 2.500 litros cada, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.