A Secretaria Municipal de Educação de Santos (Seduc) e a Secretaria de Estado da Educação, por meio da Unidade Regional de Ensino, assinaram o protocolo de intenções para lançar o projeto Educação para a Paz.
Sendo assim, a iniciativa visa promover a cultura de paz entre estudantes do ensino médio.
Portanto, o ‘Educação para a Paz’ oferece formações para a comunidade escolar com foco em diálogo, escuta ativa e resolução pacífica de conflitos.
Entre as iniciativas, a formação e apoio da rede de Semeadores da Paz, estudantes preparados para conduzir círculos de diálogo e atuar na prevenção e transformação de conflitos de baixa complexidade, com supervisão de facilitadores.
Núcleos
O programa inclui ainda a criação e consolidação de Núcleos Escolares de Justiça Restaurativa nas escolas estaduais, com agenda regular de atividades restaurativas e de convivência.
Além da oferta de formação continuada, por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e encontros vivenciais. Desse modo, fortalecendo a cultura de paz e o protagonismo juvenil.
“Acreditamos que a educação é fundamental para construir uma sociedade mais justa e pacífica. Com a Formação dos Semeadores da Paz, estamos investindo no potencial dos nossos jovens para que se tornem líderes positivos e agentes de transformação em suas comunidades”, destacou Audrey Kleys, vice-prefeita e secretária de Educação.
Primo Ferreira
Durante a cerimônia, também foi anunciado o pioneiro Núcleo de Educação para a Paz na escola estadual Primo Ferreira (Vila Belmiro), espaço destinado à formação, reflexão e construção coletiva de práticas que fortaleçam o protagonismo juvenil e o convívio harmonioso nas escolas.
“Participamos do curso de Justiça Restaurativa e desenvolvemos um plano de ação para os primeiros anos, ensinando os estudantes a lidar com conflitos de forma consciente e pacífica, garantindo segurança emocional e preparo para a vida”, explicou a diretora da EE Primo Ferreira, Ione Aparecida Oshida dos Santos.
“É um passo importante para a construção da cultura de paz em nossa Cidade. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para oferecer aos nossos jovens ferramentas para lidar com a prevenção e transformação de conflitos de forma pacífica e construtiva”, afirmou a coordenadora do Programa Municipal de Justiça Restaurativa, Liliane Rezende.
Evento
O lançamento começou com a apresentação artística das crianças da UME Emília Maria Reis (Vila Belmiro), intitulada “O Mundo que Queremos”, transmitiu mensagens de união, empatia e esperança.
Aliás, houve, ainda, a presença de Abel e Manoel Maria, ex-atletas do Santos Futebol Clube. Dessa forma, reforçando o papel do esporte na promoção da paz e na construção de valores como respeito e cooperação.
Além disso, como gesto simbólico de encerramento, foram entregues sementes de girassol, produzidas pelos estudantes e pela gestora da EE Primo Ferreira, representando esperança, crescimento e o florescimento de uma nova geração comprometida com o bem comum.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.