Revitalização do eixo turístico do Centro de Santos chega à Rua da Constituição | Boqnews
Foto: Raimundo Rosa/PMS

Santos

13 DE NOVEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Revitalização do eixo turístico do Centro de Santos chega à Rua da Constituição

O projeto do eixo turístico visa garantir segurança e conforto aos usuários, com adequações de acessibilidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Começaram, na última terça-feira (12), as intervenções na Rua da Constituição, a segunda do pacote de obras de reestruturação do chamado eixo turístico do Centro Histórico de Santos. O projeto já beneficiou trecho da Rua Tuyuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Rua Frei Gaspar. Desse modo, transformado no Bulevar Cidade de Gênova, e segue sendo realizado na via.

Sendo assim, na Rua da Constituição, os trabalhos tiveram início no trecho entre a Xavier da Silveira e a Visconde do Rio Branco. Portanto, que permanecerá interditada ao tráfego pela CET até o dia 2 de dezembro. A rota alternativa é a Rua Eduardo Ferreira.

Acessibilidade

O projeto do eixo turístico visa garantir segurança e conforto aos usuários, com adequações de acessibilidade. Além de valorizar os aspectos culturais e históricos da área, fomentar o turismo e estimular a economia local. Na sequência, será contemplada a Rua do Comércio.

“A proposta insere-se, ainda, na readequação da mobilidade urbana, de forma integrada, tendo em vista a implementação da segunda linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que atenderá ao Centro Histórico e à área do Mercado Municipal”, destacou o secretário Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos).

A Rua Constituição passará a ficar restrita ao trânsito de pedestres. Assim como, veículos de passeio e da Linha Turística do Bonde no trecho entre a General Câmara e a Xavier da Silveira. Por ela circulavam veículos pesados, tendo em vista a conexão com a via Perimetral do Porto de Santos.

“Haverá uma alteração no viário para impedir a passagem de veículos pesados no entorno do Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação do povoado de Santos. E de outros bens com significância arquitetônica protegida”, frisou o secretário. Sede da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), o outeiro é patrimônio tombado nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal).

O projeto prevê a criação de uma ilha central para dividir o fluxo de veículos na frente do outeiro (Rua Visconde de Rio Branco, esquina com a Constituição). Dessa forma, alterando o sentido da mão de trânsito da Constituição, entre a Rua Xavier da Silveira e Visconde de Rio Branco. Dessa forma, os caminhões procedentes da Perimetral não poderão mais ingressar na Constituição.

O trecho entre Visconde do Rio Branco e General Câmara continuará com fluxo de veículos sentido praia. Mas a via será estreitada, permitindo a ampliação do passeio e a criação de áreas de contemplação do patrimônio, com bancos, floreiras e lixeiras.

Haverá revitalização de 1.680m² de passeios e pavimento, com a padronização do calçamento em mosaico português. Sendo assim, de modo que seja nivelado com o leito da rua, proporcionando acessibilidade e priorizando os pedestres.

O projeto envolve reassentamento de 537,66m² de paralelepípedos e pavimentação de 160,55m² de paralelos retificados e polidos. Assim como, aplicação de 47,30m³ de binder e igual volume de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). Além de regularização e compactação mecanizada de superfície, instalação de guia em granito polido e execução de passeio em concreto reforçado com fibra de polipropileno, com arremate de ladrilho hidráulico.

Cerca de 24m² serão limpos e regularizados para ajardinamento, área que receberá grama em placas e sete árvores ornamentais, oito lixeiras em concreto e tampa em inox, e 22 balizadores em concreto pigmentado.

Nas imediações do Outeiro de Santa Catarina, serão instalados seis bancos curvos em concreto armado pigmentado, com assento em madeira.

Desse modo, a revitalização das três ruas do eixo turístico do Centro Histórico, com prazo contratual de 21 meses (expira no início do segundo semestre de 2025), está a cargo da Pavisan, vencedora da concorrência pública.

Além disso, as obras representam um investimento de R$ 9.973.022,65, sendo R$ 7.510.000,00 liberados pelo Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), do governo estadual, e o restante do orçamento municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.