Santos abriga capacitação regional sobre Profilaxia da Raiva Humana | Boqnews

Cidades

05 DE OUTUBRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Santos abriga capacitação regional sobre Profilaxia da Raiva Humana

Cerca de 200 pessoas participam nesta terça (5), das 14h às 18h, no auditório da Unip (Avenida Rangel Pestana, 147, Vila Mathias), de capacitação sobre Profilaxia da Raiva Humana, organizada pela Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da SMS (Secretaria de Saúde). Foram convidados profissionais dos nove municípios da região que atuam em unidades de Atenção […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 200 pessoas participam nesta terça (5), das 14h às 18h, no auditório da Unip (Avenida Rangel Pestana, 147, Vila Mathias), de capacitação sobre Profilaxia da Raiva Humana, organizada pela Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da SMS (Secretaria de Saúde).

Foram convidados profissionais dos nove municípios da região que atuam em unidades de Atenção Básica e pronto-atendimento (públicas e particulares), entre médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de integrantes dos setores de vigilância epidemiológica e controle de zoonoses.

Os participantes receberão orientações sobre as condutas que devem ser adotadas na ocorrência de agressões ocasionadas por cães, gatos ou morcegos. A enfermeira da Seviep, Elizabeth Galdino Mestre, falará sobre a Notificação do Atendimento Antirrábico, que passou a ser obrigatória com a publicação da Portaria n. 2.472, de 31 de agosto de 2010.

Já a diretora do Instituto Pasteur, Neide Yumie Takaoka, traçará perfil da Situação epidemiológica da Raiva Humana e ao final abordará a questão da profilaxia. Entre um tema e outro, a assistente técnica da Direção Regional de Saúde, Mônica Malaman Moreno, apresentará detalhes sobre O atendimento antirrábico na Baixada Santista.

“Não temos casos de raiva humana aqui na Baixada, mas no interior tem ocorrido. Tivemos, recentemente no Ceará, então devemos estar sempre atentos, porque a circulação das pessoas é grande”, destaca a enfermeira da Seviep, Elizabeth Galdino Mestre, lembrando que pode levar até um ano para a doença se manifestar. “A pessoa pode até esquecer do acidente, por isso deve procurar o atendimento médico na hora, para avaliação e orientação”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.