Os trabalhos de limpeza das barreiras flutuantes e de prevenção a enchentes seguem em ritmo intenso em Santos, especialmente com a chegada da temporada de verão.
Estão em andamento as limpezas das barreiras instaladas no canal 1 (Avenida Pinheiro Machado x Avenida Presidente Wilson – José Menino) e no canal 4 (Avenida Siqueira Campos, altura do número 671, Embaré).
O serviço ocorre semanalmente, porém, devido ao aumento do volume de resíduos neste período de calor e maior volume de pessoas na Cidade, a operação foi reforçada e passou a ocorrer às segundas, quartas e sextas-feiras.
Sendo assim, as ações contemplam todas as barreiras de contenção de resíduos implantadas nos canais das zonas Leste e Noroeste. Além da limpeza das grades das comportas, estruturas fundamentais para o controle do escoamento da água em períodos de chuva.
Estrutura e benefícios
Produzido com material reutilizado, o equipamento tem como objetivo reter resíduos descartados de forma irregular, evitando que cheguem ao mar e causem impactos à vida marinha. O sistema é composto por galões plásticos de 20 litros interligados por uma rede com cinco metros de comprimento.
Dessa maneira, os resíduos retidos pelas barreiras são recolhidos manualmente com o auxílio de puçás, garantindo a retirada eficiente do material acumulado. Em seguida, todo o volume coletado recebe a destinação adequada por meio da coleta urbana, evitando o descarte irregular.
A manutenção periódica das barreiras traz benefícios diretos para a população e para o meio ambiente. Em caso de necessidade de abertura das comportas durante chuvas intensas, os resíduos já retidos não seguem para as praias, ajudando a preservar a faixa de areia e a qualidade ambiental da orla. Além disso, a concentração do material nas barreiras agiliza a limpeza dos canais, contribuindo para o melhor escoamento da água e a redução do risco de alagamentos.
Dessa maneira, os trabalhos são realizados por equipes da Prodesan, com supervisão da Secretaria das Prefeituras Regionais. Portanto, reforçando o compromisso do Município com a zeladoria urbana e a prevenção de enchentes.
“A limpeza constante das barreiras é fundamental para a prevenção de enchentes e para a proteção das nossas praias. Esses resíduos, quando retidos nos canais, deixam de seguir para a orla em períodos de chuva mais intensa, o que facilita o trabalho de limpeza e reduz impactos ambientais. Durante o verão, intensificamos o serviço justamente para dar uma resposta mais rápida às demandas da Cidade”, concluiu o secretário das Prefeituras Regionais, Rivaldo Santos.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.