O Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio, voltado para projetos de desenvolvimento de Santos e região, foi oficialmente criado em cerimônia na noite da última quinta-feira (16), no Centro Português.
Segundo o presidente do Instituto, José Geraldo Gomes Barbosa, a entidade nasce com a proposta de firmar convênios com instituições de ensino nacionais e internacionais. Dessa maneira, com iniciativas de pesquisa e de tecnologia que colaborem com o crescimento da Cidade e da região. “Nós queremos, sobretudo, colocar a pesquisa, o desenvolvimento e a engenharia para pensar essa região para os próximos 30, 50 anos. Somente assim, vamos crescer”.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, destacou a importância do novo instituto, dos professores e do santista José Bonifácio, que defendia o acesso de todos os brasileiros à educação de qualidade. “Ele perseguia esse propósito de escolas, principalmente, em territórios mais afastados, para alcançar a todos. Quando ensinamos uma criança hoje, estamos formando o adulto de amanhã”.
Comenda
Durante a cerimônia, 35 profissionais de diversas áreas do setor público, da iniciativa privada, das Forças Armadas e de instituições sociais, históricas, culturais e educacionais receberam a Comenda e a Honraria José Bonifácio, pelos serviços prestados na região.
A cerimônia homenageou Arlindo Salgueiro, presidente do Movimento Pró-Memória José Bonifácio, pelo trabalho de mais de 30 anos em prol da valorização do Patrono da Independência.
Aliás, o Instituto de Pesquisas Sociais José Bonifácio firmou convênio com a Universidade Federal de São Paulo.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.