O projeto Viva o Bairro será lançado nesta sexta-feira (23), às 16h, no salão nobre do paço municipal. A iniciativa que possibilita aos munícipes propor melhorias ao poder público vai percorrer 44 regiões da cidade ao longo do ano, a começar pelo Marapé, nesta segunda-feira (26), atendendo necessidades específicas do local.
Três fases marcarão o projeto: na primeira, uma unidade móvel ficará em média três dias estacionada em um bairro, das 9h às 17h, em pontos estratégicos indicados por lideranças comunitárias.
O veículo terá equipe à disposição da população para registro de reivindicações e propostas de melhorias. Ao mesmo tempo, outro grupo fará uma busca-ativa na área, coletando sugestões de moradores. As ocorrências serão tabuladas pela Ouvidoria Pública e encaminhadas aos setores competentes.
Em prazo de até dez dias, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa retorna ao local para prestar contas e anunciar ações e investimentos. No primeiro dia útil seguinte ao anúncio é iniciado mutirão de serviços, que serão vistoriados pelo chefe do Executivo. Incluirão recapeamento, poda de árvores, limpeza urbana, pintura e manutenção de equipamentos públicos, entre outros.
Em 2013 foram 54 bairros percorridos, 33 encontros realizados e 2.728 ocorrências registradas. Entre os serviços executados nos mutirões, 41 escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) reparadas, 79 praças reurbanizadas, 90 ruas contempladas com serviços de recapeamento, 4.012 podas de árvore, 5 km de valas limpas e 1.661 bueiros limpos ou trocados.