Faltam poucos dias para março chegar mas centenas de semanas para as obras da segunda fase do VLT terminarem.
Afinal, conforme a enorme placa localizada na Rua Constituição, a obra deveria encerrar no próximo mês.
Na prática, a realidade é bem distinta.
Refazendo
Oficialmente, 30% dos 8 quilômetros do modal estariam concluídos.
No entanto, as ações de trabalho se concentram em consertar os erros anteriores, que atormentam tanto moradores como comerciantes das ruas Campos Mello e Luiz de Camões, as mais atingidas até agora.
Montanhas de asfalto
Na primeira, pela quarta vez, serviços estão sendo executados e uma ampla cratera foi aberta no cruzamento com a Rua Luiz Gama.
Não bastasse, no trecho próximo à Rua Luíza Macuco, três montes de asfalto novo chamam a atenção.
Há apenas uma pista -esburacada – para transitar.

Situação da Rua Campos Mello. Asfalto novo foi retirado novamente. Foto: Nando Santos
Quebrando calçadas
Já na Rua Luiz de Camões, o trabalho consiste principalmente em quebrar as calçadas novas para a abertura de vagas de estacionamento.
Apesar do atraso no cronograma, os trabalhos serão interrompidos na segunda e terça de Carnaval, retornando às 7h30 na Quarta-Feira de Cinzas.
No Centro…
Considerado o melhor Carnaval do Brasil até os anos 80, a festa popular em Santos tem tido altos e baixos.
Alegando motivos de segurança, o Poder Público coloca agora como alternativa aos foliões o Carnaval no Centro – com várias restrições – batizando-o de CarnaCentro.
Presidente da Comissão das Bandas de Carnaval na Câmara, o vereador Zequinha Teixeira se revoltou com a medida e disse durante a sessão que a Banda do Jaú, a qual seu filho preside, não participará do CarnaCentro.

Tendas faziam sucesso o passado. Nem foram montadas desta vez como opção para a folia de Carnaval. Foto: Divulgação
… e na orla?
Assim, ao contrário do Rio de Janeiro, Salvador e até da Capital paulista, outrora túmulo do samba, as tradicionais bandas em Santos viraram as ‘inimigas’ do Carnaval, diante de tantas restrições.
Nos bairros turísticos sequer há referência da festa na Cidade.
Triste.
Equipes I
Dessa forma, pouco mais de 15 dias da posse, os deputados federais da região já estruturam suas equipes.
Até o momento, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) conta com cinco colaboradores em seu gabinete, entre eles o ex-secretário de Governo, Flávio Jordão. Alberto Mourão (MDB) tem 10 assessores e Da Cunha (PP), 7.
Equipes II
Única deputada reeleita da região, Rosana Valle (PL) contava com 16 assessores, mas o competente jornalista Clóvis Vasconcelos deixou a assessoria na última semana.
Hospital Veterinário
Com a demora do Governo do Estado em fazer o já anunciado Hospital Veterinário na Zona Noroeste, o prefeito Rogério Santos (PSDB) se comprometeu em realizar a obra com recursos municipais.
Dessa maneira, a iniciativa agradou o vereador Benedito Furtado (PSB), um dos entusiastas da causa animal.
O empreendimento prometido pelo Estado deve estar concluído até o final do próximo ano.
Turista Legal
Secretário-adjunto de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Braz Antunes Neto (PSDB) está animado com os resultados do programa Turista Legal.
A proposta regulamenta a entrada de vans e ônibus no município, que precisam garantir parceria com pensões no município, assim como estacionamentos.
Isso gera renda e organiza a presença do turista de um dia.
Vereador por três mandatos, Braz pretende voltar à disputa eleitoral no próximo ano.
No entanto, não sabe se pelo PSDB, seu atual partido, ou não.
Ele participou do Jornal Enfoque desta sexta (17).
Caso grave
Por sua vez, o aumento de crianças de TEA (Transtorno do Espectro Autista) tem sido expressivo nas escolas, acompanhando tendência mundial.
Mas faltam profissionais de apoio (PAEI) para auxiliar os professores. A vereadora Débora Camilo (PSOL) apresentou requerimento sobre o assunto, mostrando o problema ao relatar o episódio de uma criança que saiu da escola Leonor Mendes de Barros, no Gonzaga, sem que ninguém notasse.
Na conta
Assim, a Câmara aprovou na quinta e o Diário Oficial publicou na sexta o aumento de 11% nos salários dos servidores, que cairão na conta neste mês.
Por sua vez, o prefeito, vice e secretários terão reajuste de 5,79%.
Assim, os valores do vale-alimentação e cesta básica foram equiparados entre os funcionários do Executivo e Legislativo: R$ 792,00 e R$ 433,00, respectivamente.
Quem responde?
Qual..
o cronograma do prazo final de entrega das obras da segunda fase do VLT?
Deixe um comentário