Termômetros subindo
A medida que as eleições se aproximam, a temperatura nos bastidores eleitorais sobem.
Aliás, a semana foi bem agitada em Santos, com várias situações simultâneas.
Prestígio
A grande festa de lançamento da candidatura da vice-prefeita Renata Bravo (PSD) ocorrida na noite de segunda, na sede da Portuguesa Santista, com presença de autoridades, secretários municipais e assessores, provocou frisson na Câmara no dia seguinte.
Desprestígio
A superprodução e apoio explícito à concorrente irritou os vereadores da base, que se sentiram desprestigiados.
Afinal, alguns chegaram a reclamar, em off (pedindo anonimato), que até assessores pessoais foram convidados para comparecer ao ato político.
E ainda: há relatos de que até apoiadores de suas campanhas teriam mudado de lado.
Reflexo
Como resultado, a sessão de terça-feira durou cerca de 30 minutos em razão do esvaziamento da base do governo (apenas 6 dos 21 vereadores permaneceram em plenário – vide foto).
Assim, até um projeto prioritário da Administração.
Ou seja, a cessão de área na Praça Maria Coelho Lopes, no Jardim Santa Maria, onde funcionava a UME Professor Waldery de Almeida, para o governo do Estado.
A cessão visa a construção de uma ETEC e Fatec no local, a primeira da Zona Noroeste, pelo governo estadual.
No entanto, em razão do ocorrido, não houve votação.
Cachimbo da paz?
Enfim, passada a tensão, a proposta foi aprovada, sem ressalvas, na sessão seguinte, na quinta (22), sinal que a situação estaria mais calma entre os edis.
A vice-prefeita preferiu não se manifestar sobre o episódio.
Marca registrada
Apesar de uso nas redes sociais, onde cada um ‘puxa a sardinha’ para o seu lado, o debate na TV Thathi/Band com os quatro candidatos à prefeitura de Santos foi mais propositivo que o realizado pela emissora com os candidatos da Capital.
A curiosidade foi o uso do boné usado pelo candidato Nando Pinheiro (Avante), mesma estratégia adotada pelo candidato paulistano Pablo Marçal (PRTB).

Bandeira nacional, símbolo do patriotismo de todos os brasileiros. Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Dia do Patriota I
Já na quinta, nova polêmica.
A proposta de criação do Dia do Patriota pelo vereador Fábio Duarte (PL) na mesma data em alusão à ex-vereadora carioca Marielle Franco (dia 14 de março) levou dezenas de pessoas às galerias da Câmara.
As discussões foram acoloradas.
Dia do Patriota II
Após 53 minutos usados no assunto, com críticas, vaias e xingamentos das galerias, houve alteração da data, a pedido do vereador Benedito Furtado (PSB), para 7 de setembro.
Relações perigosas
A despeito das denúncias de envolvimento da alta cúpula do PRTB com o crime organizado, na Baixada Santista, alguns diretórios se mantêm ligados à família de Levy Fidelix, fundador do partido e falecido em 2021.

Deputada Solange Freitas comemorou a luta pela chegada de ônibus metropolitanos dotados de ar condicionado, conforme solicitação feita diretamente ao governador Tarcísio de Freitas. Foto: Felipy Brandão/Arquivo
Sauna móvel
Deputada estadual Solange Freitas (União) está animada que uma das lutas do seu mandato está sendo atendida: a chegada de ônibus novos em linhas metropolitanas dotados de ar condicionado.
Ao todo, serão 100 veículos a serem entregues até o final do ano – cerca de 1/4 da frota.
Ela participou do Jornal Enfoque na quinta no mesmo dia que foi surpreendida horas depois com a chegada dos primeiros anos dotados de ar condicionado.
Aliás, fato comemorado e gravado pela equipe da deputada.
Confira o programa completo
Falha nossa
Ao contrário do divulgado na edição passada, o ex-secretário de Saúde Adriano Catapreta está no PSD.
Ele assumirá mandato na Câmara nos próximos dias no lugar de Audrey Kleys (Novo), que pedirá licença para entrar ‘de cabeça’ na campanha como vice na chapa do prefeito Rogério Santos (Republicanos).
Quem responde?
Será que os…
eleitores irão acompanhar o horário eleitoral gratuito no rádio e TV com início nesta sexta (30)?
Deixe um comentário