Em meio às elevadas temperaturas que atingiram a região nos últimos dias, a pesquisa Enfoque/Boqnews, que divulgou a avaliação dos santistas em relação aos governos Bolsonaro, Doria e Barbosa, publicada na semana passada, e o atual cenário pré-eleitoral, publicado nesta edição, mas disponível na internet desde ontem (31) à noite, colocaram ‘fogo’ no meio político.
Esquentando o clima II
Exemplo desta realidade foi a aproximação – até então inimaginável após as farpas públicas – entre o governador João Doria e o prefeito Paulo Alexandre Barbosa durante inaugurações de ginásio poliesportivo e policlínica na Zona Noroeste, divulgação de repasse de R$ 216 milhões para o Hospital dos Estivadores, além da presença de ambos e seis secretários estaduais na inauguração dos estúdios da Santa Cecília TV na segunda (27).
Esquentando o clima III
A coluna apurou que os resultados da pesquisa reverberaram no Palácio dos Bandeirantes. Afinal, Doria – que tem conceito regular junto aos santistas – sabe que o Município tem peso importante no cenário nacional e manter o PSDB no poder o ajuda em suas pretensões eleitorais para 2022.
Esquentando o clima IV
Por sua vez, o prefeito, cujo mandato se encerra em dezembro, tem interesse nesta aproximação com o governador. Afinal, isso abre espaço para a construção da candidatura do atual secretário de Governo, Rogério dos Santos, como o candidato do PSDB, como deseja o Executivo. Há vereador que já declara isso abertamente.
99% de chances
Mas não é só a turma do Palácio José Bonifácio que se movimenta. O deputado estadual Kenny Mendes (Progressistas) praticamente bateu o martelo para concorrer à Prefeitura em razão da sua boa performance na pesquisa eleitoral – mantida em relação ao levantamento anterior. Kenny, que estava viajando nos últimos dias, retornou animado e confidenciou à coluna “que tem 99% de chances de disputar as eleições”.
Quem sabe…
A pesquisa também anima o PSB. Hoje partido aliado do Executivo, já não está mais descartada a possibilidade da legenda lançar a deputada federal Rosana Valle como candidata. A ideia, outrora rechaçada, começa a ganhar força e tal hipótese é mais real do que muitos imaginam.
Farpas
Afinal, como as farpas públicas entre o atual, João Doria (PSDB), e o ex-governador, Marcio França, tem se avolumado nas redes sociais, não será surpresa se houver uma cisão entre as legendas em âmbito municipal nestas eleições. Aguardemos os próximos capítulos.
Estrela nas urnas I
O PT também se anima e lançará candidato, conforme garante seu presidente, o vereador Francisco Nogueira. Se em 2016, ficou a reboque do PCdoB, quando apoiou Carina Vitral, agora vai marcar presença nas urnas para o Executivo.
Estrela nas urnas II
O vice-ministro da Igualdade Racial no governo Lula, Douglas Martins, já colocou seu nome à disposição da legenda para concorrer as eleições. No dia 19, haverá nova reunião do diretório. O objetivo do PT santista é lançar chapa completa, com 32 nomes – o dobro em relação a 2016, quando o partido estava ‘no olho do furacão’, após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
Diminuir a dívida
Para tentar diminuir o seu passivo, de R$ 290 milhões, a Prodesan vai formalizar a dação à Prefeitura (acordo) dos imóveis da Rodoviária e do Terminal de Passageiros, caso haja aval da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. E incluir um terreno na Av. Rangel Pestana, que chegou a ir a leilão em duas ocasiões, ambas sem sucesso.
Quem Responde?
Até…
quando o ministro Onix Lorenzoni permanecerá no cargo?
Frase
“A violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia.”
Jean-Paul Sartre
filósofo e escritor francês
Deixe um comentário