“- Alô! – quem fala…alô….responde!!!…quem fala???
Todo dia isso tem acontecido comigo ou com alguém que você, caro leitor, conhece.
A pessoa está trabalhando, estudando ou ocupada com os diversos afazeres do dia, quando de repente o celular começa a tocar.
Na hora em que a ligação é atendida, nada. Silêncio. Não tem ninguém do outro lado, nenhuma resposta e de repente a ligação é desligada.
Outros, recebem a chamada de número desconhecido, e quando atendem a ligação parece ser gravada e, de forma duvidosa, tentam conseguir seus dados bancários.
O pior é quando essas ligações são feitas de madrugada, e, nesse horário, as pessoas idosas ou acometidas de alguma doença, correm riscos, uma vez que são surpreendidas com falsas notícias de sequestros de familiares.
A essa hora você provavelmente já deve estar “louco da vida” com os serviços de telemarketing, ligações de presídios, estelionatários, cobradores e outros indesejados números, que continuam a ligar diariamente oferecendo serviços fakes, tentando aplicar golpe e causando até mesmo mortes.
E onde está a resposta para esse mistério telefônico?
Irritante
Muitos desses golpes normalmente são aplicados por quem está atrás das grades.
Assim, o preso tem tempo de sobra para pensar em como agir. O número do telefone, ele consegue discando aleatoriamente.
De acordo com o especialistas policiais, a maioria das ligações como essas são feitas de dentro dos presídios.
Agora, inúmeras ligações perturbadoras aterrorizam o cidadão brasileiro.
E, muito provavelmente, o seu telefone está tocando por conta dos sistemas e telemarketing, que tentam o máximo de consumidores.
Grande parte dos sistemas utilizados nessas empresas aposta em máquinas que fazem ligações de forma automática, visando ligar para o maior número de clientes por dia.
Para isso, o sistema faz ligações automatizadas que às vezes acabam caindo em seu telefone.
Como o número de ligações é muito grande, bem maior que o número de atendentes, não são poucas as vezes em que você precisa atender uma ligação que foi completada para você.
E é aí que a raiva toma conta.
Proteja-se
Para se livrar disso, existem algumas leis que protegem o consumidor.
Em certos estados brasileiros, existe um serviço de Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing regulamento por lei.
Basta você inserir o número de seu celular ou de sua residência na lista e nenhuma empresa poderá mais te ligar para oferecer serviços indesejados.
Além disso, desde 2012, existe uma determinação da Anatel que exige que o consumidor tenha direito de cancelar publicidade de operadoras de telefonia móvel.
Também devemos sempre ficar atentos para não sermos um alvo tão fácil de quadrilhas.
A dica é não fornecer dados pessoais em hipótese alguma, mesmo quando essas pessoas tiverem alguma pouca informação sua.
E quando se tratar de instituições bancárias fale somente com seu gerente.
Deixe um comentário