O clareamento íntimo tornou-se o mais novo queridinho dos serviços de estética, conquistando espaço nas clínicas especializadas. O procedimento visa uniformizar a tonalidade da pele em áreas sensíveis, como a região intima, axilar e interna de coxa, proporcionando mais confiança e satisfação pessoal.
Utilizando tecnologia a laser, o clareamento íntimo oferece ótimos resultados sem dor e sem precisar de tempo de recuperação. “A crescente demanda reflete uma mudança cultural, em que a discussão sobre cuidados estéticos íntimos se torna mais aberta e aceita. Portanto, ao abordar temas antes considerados tabus, como a aparência da pele em áreas íntimas, as pessoas estão se libertando de estigmas e preconceitos, promovendo uma visão mais saudável e positiva do autocuidado”, comenta Paula Caldeira, fisioterapeuta dermato funcional da franquia Maislaser.
A seguir, conheça como funciona o procedimento:
Consulta inicial
O processo começa com uma consulta inicial, na qual o profissional discute com a paciente seus objetivos, histórico, rotina, hábitos e expectativas em relação ao clareamento íntimo, o que permite uma avaliação personalizada e segura. “O profissional examina a área que vai tratar e explica como o tratamento funciona, quais são os possíveis resultados e quais cuidados a paciente deve incluir na rotina”, explica Paula.
Preparação da pele
Na sessão de tratamento, a área a ser tratada é preparada com higienização da pele, esfoliação, tonificação e a máscara de carbono. Esses cuidado são para garantir a eficácia do procedimento”, explica Paula.
Aplicação do laser
O laser emite luz em pulsos ultrarrápidos controlados. A melanina da máscara absorve essa luz, promovendo um peeling sem descamação com clareamento progressivo e estimulando a produção de colágeno. Esse processo contribui para a renovação da pele e o clareamento da área tratada. O profissional ajusta o equipamento conforme o endpoint (sensação térmica e hiperemia na região), garantindo que a intensidade esteja adequada à condição específica do paciente. “O profissional aplica o laser de forma rápida e precisa, sem causar desconforto. Cada sessão dura entre 20 a 30 minutos, dependendo da área tratada”, comenta Paula.
Múltiplas sessões
É importante destacar que o clareamento íntimo geralmente requer algumas sessões para alcançar resultados satisfatórios. A quantidade de sessões necessárias pode variar conforme a tonalidade original da pele e o objetivo de clareamento desejado. Cada sessão é espaçada em um intervalo de tempo, garantindo a recuperação adequada da pele entre os tratamentos. Geralmente, são necessárias entre 3 a 6 sessões, com intervalos de 30 dias entre elas. “O número exato de sessões será determinado pelo profissional com base na resposta da pele ao tratamento, rotina e mudança de hábitos do cliente”, informa Paula.
Resultados e manutenção
Para manter os resultados, podem ser necessárias sessões de manutenção periódicas, conforme indicado pelo profissional responsável. Portanto, a manutenção dos resultados também pode depender de cuidados contínuos com a pele, como evitar fatores que causam hiperpigmentação, como atrito constante e exposição ao sol sem proteção adequada.
Contraindicação
Sendo assim, as mulheres grávidas devem evitar o procedimento devido falta de estudos sobre segurança. Não deve ser realizado também em áreas com infecções, lesões ou alergias. “Pacientes com histórico de câncer é necessário respeitar a janela de 5 anos, onde realmente é considerado curado”, ressalta Paula.
Sobre a Maislaser
Rede referência em depilação a laser e tratamentos dermatoestéticos com laser. A Maislaser realiza mais de 22 protocolos para tratamentos dermato estéticos em todo o corpo, atendendo procedimentos como remoção de tatuagem, micropigmentação, clareamento íntimo e de manchas, tratamento para acne, melasma, rosácea, estrias, olheiras, cicatrizes, Peeling de Hollywood e muito mais. Dessa forma, a empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae.