Santos lança campanha contra o assédio no Carnaval | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Direitos Humanos

12 DE FEVEREIRO DE 2026

Siga-nos no Google Notícias!

Santos lança campanha contra o assédio no Carnaval

Ventarolas e adesivos deixam claro que a violência contra a mulher não será tolerada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Carnaval no Centro Histórico de Santos contará com ações de conscientização contra o assédio e de promoção à saúde durante o Carnabonde e Carnacentro, entre sábado (14) e terça (17).

Nas duas festas, será promovida a segunda edição da campanha Não é Não: respeite a minha decisão, realizada pela Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), em parceria com integrantes do programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Desse modo, haverá distribuição gratuita de ventarolas e adesivos ao público, levando a mensagem de que nenhuma forma de violência contra a mulher será tolerada.

Portanto, a iniciativa será realizada no sábado, durante o Carnabonde, e na segunda-feira (16), no Carnacentro. Ano passado, a campanha alcançou 1,5 mil foliões.

Além disso, ainda no Carnacentro, a programação inclui, no domingo (15) e na terça-feira (17), a distribuição gratuita de preservativos pela equipe da Coordenadoria De Controle De Doenças Infectocontagiosas, ligada à Secretaria de Saúde (SMS).

Além disso, a pasta elencou conselhos e dicas essenciais para que as foliãs possam se empoderar de seus direitos e curtir a festividade com atenção e segurança

Prefira bebidas em embalagens fechadas e leve copos térmicos vedados. Caso não tenha um copo adequado no momento, fique atenta à sua bebida e a quem se aproxima do recipiente.

Não aceite bebidas de estranhos.

Use apenas transporte de aplicativos autorizados. Evite caronas de desconhecidos ou veículos clandestinos e sempre verifique as informações do motorista e do carro antes de embarcar.

Evite estar sozinha. Aproveite a festa acompanhada de amigos e mantenha contato sobre sua localização com pessoas próximas

Criar um grupo de WhatsApp para atualizações e compartilhar sua localização em tempo real com amigos são recursos indispensáveis

Conheça seus direitos: apesar de ser um momento de festa, todas as leis que protegem contra o assédio e a importunação sexual continuam valendo

Localize quem está próximo a você e os pontos de policiamento para facilitar uma rápida ação e denúncia, caso necessário

Quem estiver ao redor e presenciar uma ocorrência de assédio e importunação, deve realizar a denúncia à autoridade mais próxima

É fundamental ressaltar que a culpa nunca deve ser atribuída à vítima, mas sim àqueles que cometem atitudes indesejadas e não autorizadas

Aliás, para denunciar situações de violência, as mulheres podem contar com a Central de Atendimento à Mulher, pelo número 180.

Dessa maneira, no Carnabonde e Carnacentro, todo o entorno da Praça Mauá será cercado e haverá revista dos participantes, com apoio de integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM). Os percursos serão monitorados pelas câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura e do drone da PM.

“Atuamos na defesa dos direitos das mulheres e não podemos admitir qualquer forma de violência. Embora estejamos promovendo mais uma edição da campanha com elementos e orientações importantes ao público, é fundamental ressaltar que pessoas que presenciem situações de assédio também devem intervir e denunciar, contribuindo para a prevenção de casos ainda mais graves em uma festa que deve ser segura e inclusiva para todos”, afirmou a titular da Semulher, Nina Barbosa.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.