O Santos recebeu aproximadamente R$ 14,5 milhões com a venda do atacante Weslley Patati ao AZ Alkmaar, da Holanda. O jogador foi negociado por 7 milhões de euros (cerca de R$ 44,7 milhões) pelo Maccabi Tel Aviv, de Israel, e assinou contrato por cinco temporadas com o clube holandês. A transferência representa a maior da história do AZ.
Revelado nas categorias de base do Peixe, Patati foi vendido pelo Santos em setembro de 2024 por 1,3 milhão de euros. Contudo, no contrato, o clube manteve 40% da mais-valia, o que garantiu o lucro com a venda ao futebol holandês.
Destaque em Israel e no Santos
No Maccabi Tel Aviv, Patati disputou 40 partidas, marcou 14 gols e deu 9 assistências. Ele também conquistou o Campeonato Israelense e a Copa de Israel. O atacante já realizou exames médicos e deve viajar para a Holanda até o fim da semana.
Entretanto, em 2024, ainda com a camisa do Santos, Patati entrou em campo 19 vezes e marcou dois gols. Ele começou o ano no elenco profissional e participou da Equality Cup, no Catar, onde se destacou e passou a integrar de vez o grupo comandado por Fábio Carille. No Campeonato Paulista, disputou seis jogos. Na Série B, fez 13 partidas e balançou as redes duas vezes, contra Brusque e Paysandu.
Trajetória do garoto maranhense
Natural de Presidente Dutra (MA), Weslley Patati chegou ao Santos em 2019. O apelido surgiu na infância, quando usava chuteiras grandes demais por não ter calçados próprios para jogar — lembrando o palhaço Patati.
Além disso, na base santista, o atacante se destacou rapidamente. Em 2021, foi artilheiro do time Sub-20 no Campeonato Brasileiro da categoria e foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-18. Em 2022, brilhou na Copinha, ajudando o Santos a chegar às finais e assinando contrato profissional com multa rescisória de 100 milhões de euros.
Por isso, no ano seguinte, foi artilheiro do time Sub-20 com 22 gols em 29 jogos. Entretanto, Patati encerrou sua trajetória no Santos com 33 partidas e dois gols pelo time principal, além de três convocações para a Seleção Brasileira de base.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.