O Santos confirmou nesta sexta-feira (22) a chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda, de 50 anos. Ele assume o comando da equipe até dezembro de 2026. O novo técnico entra no lugar de Cleber Xavier, demitido após a goleada por 6 a 0 para o Vasco.
Vojvoda desembarca neste sábado em Guarulhos, vindo de Buenos Aires. Apesar do jogo contra o Bahia neste domingo (25), fora de casa, ele não comandará o time. A tendência é que ele apenas acompanhe a partida ao lado do presidente Marcelo Teixeira.
O time será dirigido de forma interina por Matheus Bachi, auxiliar da antiga comissão.
Além de Vojvoda, chegam ao clube seus auxiliares Nahuel Martinez e Gáston Liendo, o preparador físico Luis Azpiazu, o preparador de goleiros Santiago Piccinini e o psicólogo Christian Rodrigues. A apresentação oficial será feita no início da próxima semana.
As negociações se intensificaram na quarta-feira (21), após o Santos desistir de Jorge Sampaoli. O acordo com Vojvoda foi selado na quinta (22) e assinado no mesmo dia.
A estreia do técnico está marcada para o dia 31 de agosto, contra o Fluminense, na Vila Belmiro.
Perfil que agrada
A diretoria aprovou o perfil de Vojvoda. Ele chega com fama de bom gestor, sem exigências exageradas e capaz de trabalhar com elenco reduzido.
O argentino ganhou destaque no Fortaleza, onde comandou de 2021 a 2025. No período, venceu três Estaduais, duas Copas do Nordeste e evitou o rebaixamento em 2022 com uma arrancada histórica.
Antes disso, treinou clubes na Argentina e no Chile, como Talleres e Unión La Calera. Ganhou respeito pelo estilo organizado e pela entrega dos seus times.
Agora no Santos, Vojvoda terá o desafio de reerguer a equipe, espantar o risco de queda e brigar por vaga em torneio continental.
Santos tem dúvidas para jogo contra o Bahia
No domingo, o Peixe encara o Bahia pela 21ª rodada do Brasileirão. A partida será às 16h, na Fonte Nova. Dois jogadores ainda são dúvidas: o zagueiro João Basso e o volante Willian Arão.
Basso está em transição após lesão na coxa. Arão se recupera de um edema na panturrilha.
Outro desfalque certo é Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O treino desta quinta no CT Rei Pelé dividiu o foco entre parte técnica e tática. O técnico interino deve definir a escalação só nos últimos treinos antes da viagem.
Possível time titular:
Gabriel Brazão; Mayke, Luisão (João Basso), Luan Peres e Souza; João Schmidt (Zé Rafael), Gabriel Bontempo e Rollheiser; Guilherme (Caballero), Barreal e Tiquinho Soares.