A principal cerimônia do cinema mundial, o Oscar, chega a sua 87ª edição. A premiação ocorre neste domingo (22) e pode ser vista ao vivo no Cine Roxy 5 em noite beneficente, a partir das 22h. A entrada é franca, mas pede-se um quilo de alimento não perecível. Quem preferir assistir em casa, o TNT exibe a cerimônia ao vivo, a partir das 20h30. A Rede Globo começa a sua transmissão mais tarde, às 23h45. Já o canal E! Entreteniment exibe programação voltada à premiação a partir das 15h30, incluindo entrevistas ao vivo no tradicional tapete vemelho e cobertura após a festa.
https://www.youtube.com/watch?v=8WEnPNlzAOg
O Boqnews tem em sua página no Facebook a promoção Na escolha do Oscar, o seu palpite vale ingressos de cinema. Os três primeiros a acertar (ou mais se aproximarem) dos vencedores das categorias Melhor Filme, Diretor, Ator, Atriz, Filme Estrangeiro e Animação ganham um par de ingressos do Cinemark.
Para você dar um palpite certeiro, separamos os principais nomeados às estatuetas mais valiosas da noite, além das opiniões de críticos de cinema da região.
Vinicius Carlos Vieira – Editor do CinemAqui (cinemaqui.com.br)
Melhor Filme: Ao final de um Oscar com nenhum filme ganhando um monte de prêmios, Birdman deve levar para a casa o prêmio principal da noite, ainda que no fundo (bem lá no fundo), uma voz me diga que Boyhood tem chances reais
Melhor Diretor: Inãrritu fez um filme “sem cortes” enquanto Linklater fez um que levou 12 anos. Ambos trataram do tempo de um modo incrível, mas tecnicamente o trabalho de Iñárritu é muito mais impressionante, o que deve acabar pesando para seu lado (como pesou na premiação do Sindicato dos Diretores).
Melhor Ator:Infelizmente para Michael Keaton no melhor trabalho de sua carreira, Eddie Redmayne simplesmente se transformou no Stephen Hawking, e deve levar o Oscar
Melhor Atriz: Mesmo em um ano em que todas indicadas fizeram trabalhos incríveis, Julianne Moore levou todos os outros prêmios da temporada e deve fazer o mesmo com o Oscar.
Marcelo Pestana – Editor da Coluna&Notas e Apresentador do Movie Chat
Melhor Filme: Birdman. Pela opção menos fácil, a complexidade das relações e a não obviedade no desenvolver do roteiro. Tema áspero discutido com fluidez e desenvoltura.
Melhor Diretor Richard Linklater, por Boyhood Apesar de não ser o diretor do Melhor Filme, certamente é o melhor diretor, pela clareza de propósitos e visão de conjunto numa obra que demorou 12 anos para ficar pronta.
Melhor Ator Eddie Redmayne, por A Teoria de Tudo Além de seu desempenho ser realmente estupendo, a Academia adora premiar deficiências e transformações físicas bem realizadas. Prêmio justo.
Melhor Atriz: Julianne Moore, por Simplesmente Alice Chegou finalmente o ano de reconhecimento desta maravilhosa atriz, já em sua quarta indicação, num desempenho delicado e preciso. Também muito justo.
André Azenha – Editor do CineZen e Produtor do NerdCine
Melhor Filme: Birdman. Venceu os principais sindicatos: dos atores, produtores e diretores, sendo que os três reúnem a maior parte de votantes da Academia. Só não ganha se todo mundo mudar de opinião na hora de votar no Oscar.
Melhor Diretor: Alejandro González-Iñárritu levou o Sindicato dos Diretores. Mas como nos últimos anos nem sempre quem venceu esse Sindicato, levou o Oscar da categoria, pode ser que a Academia faça como nos anos anteriores e divida os prêmios: melhor filme pra um (Birdman) e direção pra outro (Richard Linklater, por Boyhood).
Melhor Ator: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo) venceu o Sindicato dos Atores e outros prêmios. Mas Michael Keaton corre por fora e a Academia adora uma volta por cima.
Melhor Atriz: Julianne Moore, por Para Sempre Alice, é batata. Prêmio mais que merecido para uma atriz completa.
Vinícius Kepe – Autor da Coluna CineArt em BoqnewsTV
Melhor Filme: Boyhood: Da infância à juventude. Mesmo sabendo da grande aposta de fichas no badalado e excelente Birdman, acredito que Boyhood apresente em conteúdo – dentro dos quesitos produção, originalidade e enredo – mais chances de levar o prêmio.
Melhor Diretor: Alejandro Gonzáles Iñárritu (Birdman). Nas cerimônias do Oscar dificilmente o diretor do Melhor Filme não volta para casa carregando, também, o de Melhor Diretor. Longe do não merecimento pela técnica, mas meu palpite é pura conveniência.
Melhor Ator: Michael Keaton (Birdman). Michael Keaton realmente está sensacional em Birdman. Por meio do seu personagem, um ator em decadência, a atuação de Keaton faz o espectador experimentar um pouco do que é ter uma mente mergulhada em um turbilhão de diferentes emoções.
Melhor Atriz: Julianne Moore (Para sempre Alice). Juliane Moore já foi quatro vezes indicada ao prêmio, mas não o levou em nenhuma delas. Por sua boa atuação dramática em “Para sempre Alice”, essa é a melhor chance para que Moore se consagre como a melhor atriz de 2015 e também da Academia, que pode aproveitar a ocasião para formalizar um mea-culpa.