Começa nesta segunda-feira (6), no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro), a 8ª edição do Festes (Festival de Teatro de Estudantes de Santos Paschoal Carlos Magno). Com atividades marcadas até o dia 15, o evento tem o objetivo de despertar o interesse pelas artes cênicas nas escolas da região.
A cerimônia oficial de abertura ocorre às 20h, com homenagens ao ator e diretor santista Greghi Filho (1937-2001) e a aos 25 anos do Projeto TamTam. Logo em seguida, a E.E. Neves Prado Monteiro exibe o espetáculo convidado ‘Lira dos vinte anos’. A peça é inspirada na obra de Álvares de Azevedo e tem texto de Paulo César Coutinho. Aborda a realidade do Brasil em 1968, época marcada pela repressão militar com a promulgação do AI-5. A direção é de Márcia Costa.
O 8º Festes é uma realização da Secult e da Associação dos Artistas. Nesta edição, 16 espetáculos participam da Mostra Competitiva, com orientação de Marcia Alves (instrutora de artes), Maristela Sild (atriz e bailarina) e Gabriel Mendonça (produtor cultural). Todas as peças serão encenadas no Guarany, com entrada franca.