A vida e a obra do santista Plínio Marcos serão abordadas na programação cultural que ocorre entre os próximos os dias 18 (terça-feira) e 23 (domingo), em diversos pontos da cidade. Trata-se da Mostra Cultura.com.PlinioMarcos, iniciativa que traz espetáculos cênicos, filmes, leituras dramáticas e exposição que celebram o legado artístico do homenageado. O evento marca os 15 anos da morte do dramaturgo.
A programação começa às 15 horas, com a exibição da produção nacional Dois perdidos numa noite suja, de Braz Chediak, no Instituto Arte no Dique (Av. Brigadeiro Faria Lima, 1349, Rádio Clube). No Cine Roxy 4 – Sala 1 (Av. Ana Costa, 465, Gonzaga – Shopping Pátio Iporanga), às 20 horas, tem exibição do documentário Nas quebradas do Mundaréu – A viagem de Plínio Marcos, de Júlio Calasso.
Dia 19, a partir das 19h30, o Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro) é palco para performances teatrais e apresentação da bateria da escola de samba X-9. Em seguida, tem a peça Nas quebradas do Mundaréu, dirigida por Paula D’Albuquerque e Dino Menezes.
Ainda no Coliseu, ocorre o ‘Ciclo de Palestras Plínio Marcos’, que contará com a presença de Kikko Barros, filho do dramaturgo. Na ocasião, o diretor teatral Tanah Corrêa rende homenagens a Roberto Peres, diretor da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, da prefeitura, morto no último dia 3. Outra opção, nos dias 19 e 20, é o Cine Arte Posto 4 (praia do Gonzaga), que exibe o drama ‘Querô’, dirigido por Carlos Cortez. Sessões às 16h, 18h30 e 21h.
Toda programação é gratuita. Informações na ‘fan page’ Cultura.com.PlinioMarcos. Realização: Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de Santos, Sesc, Teatraria Empreendimentos Artísticos e Culturais e Instituto Cultural Terra Brasilis.