O piloto de paramotor, Lu Marini, um dos maiores do mundo e referência na modalidade. Além disso, recordista de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão ativo, desembarca nesta quinta-feira, dia 06 de junho, em Guarujá.
Portanto, o evento será às 9h, no Teatro Procópio Ferreira, que fica na Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba.
Cerca de 300 alunos da Escola Municipal Professora Dirce Valério Garcia vão assistir o Documentário “Rio Paraná”. E na sequência, haverá também uma palestra de cerca de meia hora.
Lu Marini explica que, para ele, é sempre uma grande emoção poder contar um pouco da sua história, principalmente para os alunos da Rede Pública de Ensino. “É muito bom falar com eles, contar um pouco da minha vida. E a minha gratidão é que no final eles entendem a mensagem, correm para me abraçar e agradecer. Isso não tem preço. É possível entender o que estou falando olhando os vídeos desses encontros que estão no meu Instagram”, destacou.
Todos os eventos realizados pelo piloto são gratuitos. Antes de se apresentar em Guarujá, cerca de 150 alunos da Escola Municipal Coronel Almeida, de Mogi das Cruzes, conferiram o documentário e a palestra, em 15 de maio e foi um sucesso. Em breve, outras 3 cidades vão receber o mesmo projeto.
Sobre a realização do Documentário Rio Paraná
O piloto sobrevoou várias cidades de vários estados brasileiros em setembro do ano passado e transformou a experiência na produção audiovisual. Ele esteve nas cidades paulistas de Santa Fé do Sul, Ilha Solteira, Panorama, Presidente Epitácio, Rosana e Guaíra. Além disso, também visitou as cidades paranaenses de Porto Rico, Porto Basílio, São Jorge do Patrocínio, Porto Camargo, Pato Bragado, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Santa Tereza do Itaipu. E percorreu outros estados passando por Querência do Norte (MT), Três Lagoas (MS) e Rio do Oeste (SC). Ao todo, foram cerca de 900km sobrevoados.
Além disso, a expedição teve início na nascente do Rio Paraná, que fica na confluência do Rio Paranaíba e Rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, na cidade de Santa Fé do Sul.
Durante sua expedição, Lu Marini gravou conteúdo nas Hidrelétricas de Ilha Solteira e Itaipu, e explorou a natureza no Parque Nacional de Ilha Grande, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. Os seus voos, somaram mais de 1000 km de distância.
Dessa forma, o material captado durante a aventura deu está disponível no seu canal no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=fUhV7yrh2aE) e já atingiu mais de 210 mil visualizações. O Documentário Rio Paraná foi aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo – PROAC 29386, e tem como patrocinador a AMANCO.
Projetos futuros
Mais de 50 mil alunos da Rede Pública já assistiram palestras do piloto Brasil. Ainda em junho, no dia 19, ele desembarca no Shopping Estação Goiânia (GO), para apresentar um outro projeto a “Exposição Terra e Ar” que tem a curadoria de Gabriela Alejandra Nebot com mais de 50 fotos legendadas, vídeos e objetos das expedições do piloto em painéis explicativos.
Portanto, são relatos incríveis que trazem histórias, as belezas e os encontros do piloto, que percorreu mais de 2.500 km pelo Estado de Minas Gerais, passando pelas principais cidades. Em meio as paisagens vistas de cima, entre o belo e também o devastador, estão as histórias de quem encontra na simplicidade uma forma de viver.