O sushi se consolidou como um dos “fast foods” favoritos dos brasileiros ocupando, em 2024, o 6º lugar entre os pratos mais pedidos no iFood, com quase quatro milhões de pedidos mensais em todo o país. A popularização da culinária japonesa nos últimos anos se reflete também no litoral paulista.
Só o Haru Temakeria e Sushi, com 16 anos de atuação na Baixada Santista e três unidades em funcionamento, utiliza mensalmente mais de seis toneladas de peixes frescos para atender a demanda na região.
Os números revelam a quantidade expressiva do consumo dos pratos japoneses, seja por meio do delivery ou no próprio restaurante. Destacando a importância dos estabelecimento locais na consolidação do sushi como um dos pratos mais populares e queridos pelos brasileiros. Aliás, principalmente em datas como o Dia Internacional do Sushi, celebrado no último sábado, 1 de novembro.
Só o Haru Temakeria e Sushi, que possui três unidades em funcionamento na região, utiliza mensalmente mais de 5,5 toneladas de salmão, 750 quilos de atum e 600 quilos de filé de tilápia. Em relação ao camarão, são 800 quilos, sendo a maioria adquiridos de fornecedores locais que respeitam o período de defeso. Ou seja, a época de reprodução do animal. Além disso, são 4,5 toneladas de arroz japonês a cada semestre para produzir milhares de sushis.
A qualidade inegociável da tradição
Para garantir matérias primas de qualidade e essenciais para a elaboração dos pratos, o Haru conta com fornecedores no exterior e também produtores locais selecionados. O que valoriza a cadeia produtiva regional. O salmão, por exemplo, é comprado do Chile, enquanto o atum vem do Nordeste. Já a tilápia é trazida de vários lugare do Brasil, sendo a maioria do interior do Estado de São Paulo, o que inclui produtores da Baixada Santista.
Para Tarso Passarelli, um dos sócios do restaurante, o que o brasileiro chama de ‘sushi’ na verdade é um universo de preparos que vão do clássico Hossomaki até o prático Temaki. “Os números mostram o quanto o sushi se tornou parte da rotina das pessoas, especialmente aqui na Baixada. O nosso foco é manter a qualidade e o frescor dos alimentos em todas as etapas, todos os dias, para que cada peça represente o verdadeiro sabor da culinária japonesa”, pontua.
Estado de São Paulo lidera consumo
De acordo com dados da Mosaiclab, até setembro de 2024 o gasto acumulado com pedidos de culinária asiática atingiu R$ 1,6 bilhão, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado. Um cenário que reflete o que o Haru vivencia diariamente em Santos e região: um público cada vez mais exigente, curioso e fiel ao sabor do sushi feito com técnica e excelência.
Um levantamento recente do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo aponta que o Estado de São Paulo lidera esse consumo, totalizando impressionantes 13,4 milhões de pedidos entre janeiro e setembro, o que representa 37% do total nacional. A preferência se manifesta predominantemente no período noturno (18h às 00h), respondendo por 80% das entregas do prato.
Nesse cenário, o Haru Temakeria e Sushi, fundada em 2009, se consolidou ao aliar a demanda por conveniência e qualidade. O negócio familiar opera em praças de alimentação dos principais shoppings centers da região (Balneário e Praiamar, em Santos, e Litoral Plaza, em Praia Grande).
Assim, os três principais pilares que diferenciam a Haru no mercado são a qualidade, a procedência e o respeito com o cliente no preparo. “Esse trabalho começa antes mesmo do cliente fazer o pedido. Em 16 anos mantemos o rigor com nossos fornecedores e trabalhamos para garantir o frescor negociando direto na fonte”, explica.
Além da qualidade e frescor, os clientes do Haru elogiam a diversidade de pratos, a qualidade do preparo e o atendimento da casa. Entre os pratos de maior destaque estão os pokes, os combinados, hot rolls e o yakisoba, que também são muito pedidos no dia a dia.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.