Os dados registrados até o momento apontam uma projeção de queda nos casos de meningite em Guarujá em 2025.
Sendo assim, até o momento, o Município contabiliza 16 casos confirmados neste ano, contra 22 notificações ao longo de todo o ano passado. No mesmo período, também há indicativo de redução nos óbitos: foram sete em 2024 e dois neste ano.
Portanto, mesmo diante do aumento de casos no estado de São Paulo, o cenário no Município sugere tendência de melhora, faltando menos de 45 dias para o fim do ano.
Desse modo, o secretário de Saúde de Guarujá, Fábio Mesquita que é médico epidemiologista de reconhecimento internacional, reforça que, mesmo com projeção de queda de casos, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) continua atenta à questão. Para ele, a baixa nos índices comprova que o conjunto de ações adotado pela Administração tem funcionado.
“Os dados mostram que estamos no caminho certo. Claro que seguimos vigilantes, sempre atentos a qualquer suspeita. Isso faz parte da rotina de uma Secretaria de Saúde. Mas a população pode ficar tranquila: estamos firmes e preparados para evitar novos casos”, afirma. O titular da Sesau salienta que o Município segue rígido quanto às medidas de prevenção.
Além disso, sempre que um caso de meningite bacteriana é identificado em alguma unidade gerida pela Prefeitura, seja de ensino ou qualquer outro equipamento, todos os profissionais que tiveram contato com o paciente recebem o antibiótico recomendado pela Vigilância Epidemiológica. “Se a ocorrência envolver uma creche, por exemplo, professores e alunos são medicados preventivamente, conforme protocolo do Ministério da Saúde”, complementa.
Prefeitura decreta obrigatoriedade de carteira de vacinação em escolas
Somado a isso, a Prefeitura publicou na edição do Diário Oficial da última sexta-feira (14) o Decreto 17.200, que regulamenta legislação já existente, exigindo a apresentação da carteira de vacinação no ato da rematrícula da rede municipal, reforçando a proteção de crianças e adolescentes.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) intensificou a campanha de vacinação contra a doença em todas as escolas municipais desde a última sexta-feira (14). A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc).
Portanto, as unidades passaram a contar com o apoio de uma equipe de Saúde, referendada pela Unidade de Saúde da Família (Usafa) daquele território, garantindo segurança durante o procedimento. A imunização será feita somente com a presença dos pais ou responsáveis, ou mediante autorização por escrito, que deverá ser entregue na escola antes da data da vacinação.
Secretário alerta: não há testes para detectar meningite
O secretário da pasta também esclarece informações equivocadas que circulam nas redes sociais sobre supostos “testes rápidos” para detectar a doença. “Não existe teste para meningite. Você não pode ir à farmácia e comprar um teste”, afirma, peremptoriamente.
Desse modo, o secretário de Saúde de Guarujá complementa que, antes de um diagnóstico de meningite meningocócica, primeiro é analisado o quadro clínico da criança, que certamente vai estar com febre, dor de cabeça, dificuldade para mexer o pescoço, entre outros sintomas. “Ela vai apresentar uma alteração neurológica, que pode ser causada por meningite, que é uma inflamação da meninge, membrana que protege o cérebro”, explica.
Além disso, a partir desse quadro clínico, o médico precisa colher um exame específico: fura-se a meninge, colhe-se o líquor e esse material é enviado ao laboratório. O Município envia a mesma amostra para o Instituto Adolfo Lutz, do Governo do Estado de São Paulo, para confirmação.
Onde se vacinar?
A vacina contra a meningite está disponível em todas as 20 unidades de saúde do Município, seja Unidade Básica (UBS) ou da Família (Usafa). O imunizante será aplicado em crianças que estão com o esquema incompleto. Confira abaixo todos os postos de vacinação.
- UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)
- Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)
- UBS Pernambuco (Rua Samambaia, s/nº)
- U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)
- Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/nº)
- Usafa Cidade Atlântica (Avenida Atlântica, 1.070)
- Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)
- Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº)
- Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)
- Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº)
- Usafa Vila Áurea (Avenida Francisco de Castro, s/nº)
- Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)
- UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)
- UBS Morrinhos (Complexo Mestre Rafael Rodrigues, s/nº)
- UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/nº)
- Usafa Jardim Conceiçãozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/n)
- Usafa Sítio Conceiçãozinha (Rua Santo Antonio, 117)
- Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Hermínia Caldas, s/nº)
- Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/nº)
- UBS Prainha (Rua 1º de Maio, 141 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho)
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.