Porto de Santos bate recorde e movimenta mais de 17 milhões de toneladas | Boqnews
Foto: Divulgação/Porto de Santos

Economia

05 DE AGOSTO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Porto de Santos bate recorde e movimenta mais de 17 milhões de toneladas

Alta nas exportações após tarifas dos EUA impulsiona desempenho do maior terminal da América Latina

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Porto de Santos registrou um feito inédito em julho de 2025: ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 17 milhões de toneladas de cargas movimentadas em um único mês.

O aumento expressivo reflete a retomada das exportações após o anúncio dos Estados Unidos sobre a aplicação de tarifas de 50% a produtos brasileiros. A reação rápida do setor portuário contribuiu para o recorde.

Navios saindo carregados rumo à Europa e aos EUA marcaram os últimos dias de julho. A movimentação intensa foi observada especialmente nos granéis sólidos, que cresceram 10% e somaram 900 mil toneladas. Contêineres subiram 4%, alcançando 200 mil toneladas. A carga solta aumentou 9%, com 85 mil toneladas. Já os granéis líquidos ainda estão sendo contabilizados, mas a expectativa é de um crescimento de 10%.

“O dado confirma o que já vínhamos apontando: houve uma aceleração nos embarques”, afirmou o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini. “É um ‘recorde dos recordes’ que reforça a importância estratégica de Santos”, completou.

Apesar de os números finais ainda estarem sendo consolidados, devido à estrutura complexa do porto – com mais de 50 terminais –, o monitoramento diário já confirma o volume recorde.

“Mesmo com crises externas e o fechamento temporário do canal por questões climáticas, mantivemos o crescimento sem nenhum impacto nas vias de acesso durante todo o mês”, finalizou Pomini.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.