Alimentação infantil é destaque no Cidade-se, do Unimonte | Boqnews
Divulgação

Saúde

21 DE OUTUBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Alimentação infantil é destaque no Cidade-se, do Unimonte

Palestra da Chefe de Papinha será na sexta-feira (23/10), às 8 horas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até sexta-feira (23/10), o Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) promove o Cidade-se, uma jornada acadêmica multidisciplinar para integrar as áreas de ensino e estimular o desenvolvimento sustentável local. O evento, aberto na segunda-feira (19/10), propõe o diálogo entre alunos, professores, profissionais da Baixada Santista, governo, mídia e organizações civis, favorecendo o contato entre estudantes e empresas regionais.

A programação envolve as áreas de Comunicação e Artes, Ciências Humanas e Biológicas, Saúde e Politécnica (Engenharias, Arquitetura e Análise e Desenvolvimento de Sistemas). Serão oferecidos  minicursos, oficinas e palestras, todos gratuitos e abertos ao público em geral, no campus da Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathia, em Santos.

Entre os temas que serão abordados, Alimentação saudável começa na infância é um dos assuntos em discussão na sexta-feira, a partir das 8 horas, dentro das atividades do curso de Gastronomia, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde. A missão de desvendar inúmeros mitos e fazer alertas é de Nathália Donato, jornalista especializada em alimentação infantil, cozinheira profissional e criadora da Chefe de Papinha.

No evento, Nathália irá traçar um panorama real sobre a alimentação infantil e os riscos a que as crianças estão submetidas ao consumir os produtos industrializados, como sucos de caixinha, bolinhos e biscoitos. Essa preocupação é urgente, uma vez que no Brasil um terço das crianças de 5 a 9 anos está obesa.

“Também quero abrir uma reflexão sobre o que encontramos hoje na alimentação infantil em restaurantes e escolas e de que forma podemos melhorar esse cenário, para que os hábitos saudáveis não se resumam apenas ao que fazemos dentro de casa”, explica ela.

Para a coordenadora de Gastronomia do Unimonte, professora Fátima Duarte Gonçalves, os alunos devem se conscientizar sobre a necessidade de aliar sabor e saúde. “Muitos vão trabalhar em restaurantes ou hospitais e precisam saber o que oferecer às crianças, que tipo de cardápio pode ser saboroso e saudável”.

Entre os destaques de quarta-feira (21/10), Joelma Ruiz, do Pet Memorial, fala às 10h30 sobre Terapia do Luto, tratando da delicada questão da morte do animal de estimação em debate. Ainda na quarta-feira, às 19h30, os alunos de Gastronomia participam do lançamento do livro Amor & Sabor. Os estudantes colaboraram na criação das receitas contidas na obra.

Na quinta-feira, um dos temas em evidência é O Planejamento e A Gestão das Obras das Olimpíadas do Rio 2016, às 19h30, com o arquiteto Albano Martins. A programação completa pode ser conferida no www.unimonte.br/cidadese. Mais informações no telefone 3228-2100.

Doações

Durante o Cidade-se, haverá campanha de arrecadação para ajudar os refugiados sírios e demais pessoas acolhidas nas mesquitas de Santos e São Paulo e na Missão Paz- Casa do Migrante (São Paulo). Serão aceitos os seguintes alimentos: macarrão, leite, arroz, farinha de trigo, farinha de quibe, óleo, azeite, leite em pó e bolachas salgadas, além de produtos de higiene pessoal. Doações devem ser entregues no Unimonte, até quinta-feira (22/10), das 8 às 11 horas e das 19 às 22 horas.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.