Que tal iniciar o ano com a carteirinha de vacinação atualizada? A Prefeitura de Santos dá uma ajudinha, com a abertura de cinco policlínicas neste sábado (4), das 9h às 15h30. Estão disponíveis as vacinas de campanha e do calendário obrigatório, exceto BCG, que possui programação específica de segunda a sexta.
O munícipe pode ir à unidade que melhor convier: Vila Mathias (Av. Xavier Pinheiro, 284), na região Central; Santa Maria/São Jorge (Rua Maestro Antônio Garófalo, 682) e Rádio Clube (Av. Hugo Maia s/nº); Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº), nos Morros; Caruara (Rua Andrade Soares s/nº), na Área Continental.
Devido à baixa quantidade de doses de vacina contra a covid-19 distribuída pelo Estado, Santos oferece o imunizante nas unidades Vila Mathias, Santa Maria/São Jorge, Nova Cintra e Caruara.
Esquemas de vacinação
Vacinas de rotina: Consultar cronograma do Ministério da Saúde.
Dengue
Disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Duas doses com um intervalo de 3 meses entre elas
Gripe
Pessoas a partir de 6 meses de vida
Covid-19
Público obrigatório
Pessoas a partir de 60 anos, puérperas, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade
Público recomendado
Pessoas imunocomprometidas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, idosos de instituições de longa permanência e trabalhadores da saúde
Esquema das vacinas
Crianças de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – Duas doses, com intervalo de 4 semanas
Crianças de 6 meses a 4 anos, com esquema anterior completo (Pfizer Baby ou Coronavac) – Uma dose – pelo menos após três meses da dose mais recente
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, sem vacinação anterior – 3 doses, com intervalo de 4 semanas da primeira para a segunda dose e 8 semanas da segunda para a terceira dose
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com uma dose – duas doses, com intervalo de quatro semanas
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com duas doses – uma dose
Crianças imunocomprometidas de 6 meses a 4 anos, com três doses – uma dose
Uma dose a cada seis meses
Pessoas imunocomprometidas
Pessoas a partir de 60 anos
Gestantes e puérperas
Uma dose por ano
Pessoas com comorbidades
Pessoas com deficiência
Idosos de instituições de longa permanência
Trabalhadores da saúde
Documentos
Documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação (se houver).
As gestantes devem apresentar carteira de pré-natal e as puérperas, comprovante de realização do parto até 45 dias antes.
Os trabalhadores da saúde devem apresentar carteira do conselho de classe válida ou comprovante de vínculo com a instituição em que atuam (crachá, holerite etc.).
Pessoas com comorbidades ou imunossuprimidas devem apresentar laudo que comprove essa condição. O mesmo vale para as pessoas com deficiência permanente, que podem também apresentar o colar girassol, fornecido pela Prefeitura de Santos para aqueles que têm deficiências não visíveis.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.