Mais um feito para as ações previstas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Afinal, a Prefeitura de Santos assinou termo de adesão à Rede Unesp Cidades, reforçando seu compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A iniciativa integra a plataforma de colaboração interinstitucional Rede Temática Unesp Agenda 2030, desenvolvida pela universidade.
O objetivo é ampliar o impacto das ações sustentáveis no Estado.
Coordenada pela professora Raquel Cabral, a Rede Unesp Cidades promove ações em áreas prioritárias como preservação ambiental, transformação econômica e social, e valorização dos ecossistemas regionais.
A universidade busca replicar em Santos e nas demais cidades parceiras de projetos de extensão que já demonstraram resultados positivos em algum dos 24 municípios onde atua.
“A criação da rede temática de extensão Unesp 2030 tem o objetivo de integrar os ODS na nossa realidade como universidade e também direcionar as ações da Unesp às localidades onde possui campus”, disse.
“Atuamos fortemente na transformação da economia e da sociedade, colaborando com iniciativas que visam preservar o meio ambiente e os ecossistemas desses territórios”, afirmou.
Embora não tenha um campus na Cidade, a inclusão de Santos na Rede é vista como uma oportunidade para o Município compartilhar suas práticas.
Além disso, de aprender com as experiências de outras localidades.
Referência
“A experiência e expertise de Santos com a Agenda 2030 são uma referência para nós. Ficamos muito felizes com a adesão à nossa rede. É uma oportunidade para aprender, somar esforços e replicar iniciativas que melhoram a qualidade de vida nas cidades”, acrescentou Raquel.
Além disso, a parceria permitirá a Santos acessar uma série de projetos de extensão da Unesp.
Assim, promove o avanço da Agenda 2030 com o apoio de instituições públicas, privadas e do terceiro setor.
“Estar na Rede Unesp é colocar em prática os ODS 16 e 17. Tudo começa por meio de instituições eficazes e é apenas por meio de parcerias que conseguimos abrir os caminhos para alcançarmos todos os outros objetivos”.
A explicação é do chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods/OTC), Fábio Tatsubô.
“É uma oportunidade para conhecer as experiências da academia e das instituições da rede para aplicarmos em nossa cidade”, finalizou.
Adesões
Além disso, a Rede Unesp também oferece a possibilidade de adesão a outras cidades interessadas em integrar essa aliança de parcerias estratégicas pela sustentabilidade.
As prefeituras de Ilha Solteira, Itapeva, Guaratinguetá, Tupã, Rio Claro, São Vicente, São José do Rio Preto, Sorocaba e São Paulo também assinaram o termo de adesão.
No documento, os signatários assumem cinco compromissos para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em seus territórios.
Esses compromissos incluem o apoio à implementação da agenda no estado de São Paulo.
Além do compartilhamento de experiências para colaborar tanto na formação de recursos humanos quanto no desenvolvimento de metodologias para o avanço da Agenda 2030.