
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil encerrou 2014 com 280,73 milhões de linhas de telefonia móvel ativas
Eles já são quase que inseparáveis. Os smartphones fazem parte do dia a dia da maioria dos brasileiros. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil encerrou 2014 com 280,73 milhões de linhas de telefonia móvel ativas.
Muitos destes dispositivos móveis já são com telas grandes e brilhantes. O que para o oftalmologista Dr. Celso Afonso Gonçalves representa um risco a saúde ocular em longo prazo.
Segundo ele, o excesso de exposição à luminosidade de equipamentos eletrônicos pode ser prejudicial por alguns fatores. “Quando estamos à frente desses equipamentos, tendemos a piscarmos quase seis vezes menos do que a frequência de piscadas habitual, por conta da atenção dispensada ao que estamos visualizando”, diz o especialista da Unilaser – Unidade Oftalmológica de Santos, ao citar alguns estudos.
Além disso, o médico ressalta outro ponto importante. “Isso ocorre de forma inconsciente. A lágrima evapore com maior rapidez e, consequentemente, há um ressecamento ocular relevante”, explica o especialista em catarata, retina e vítreo.