Marina Silva (PSB) mantém a liderança na Baixada durante a reta final | Boqnews
Foto: Vagner Campos/ MSILVA Online

Pesquisa Enfoque

03 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Marina Silva (PSB) mantém a liderança na Baixada durante a reta final

Marina Silva (PSB) aparece com 30,2% das intenções de voto na Baixada Santista, Dilma Rousseff (PT) com 21,7% e Aécio Neves (PSDB) com 17,1%

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
dilma-marina-aecio1

Marina Silva (PSB) aparece com 30,2% das intenções de voto na Baixada Santista, Dilma Rousseff (PT) com 21,7% e Aécio Neves (PSDB) com 17,1%

A candidata do PSB, Marina Silva, permanece na liderança da intenção de votos entre os eleitores das nove cidades que compõem a Baixada Santista, conforme pesquisa realizada pela Enfoque Comunicação nos dias 26 de setembro a 1º de outubro. No entanto, na comparação com o levantamento regional publicado pelo Boqnews há um mês, ela perdeu cinco pontos percentuais. A queda também ocorre em pesquisas realizadas em âmbito nacional, onde ela aparece em segundo lugar, mas seu percentual em descensão começa a se aproximar dos índices do candidato do PSDB, Aécio Neves.

> Confira a pesquisa eleitoral regional de outubro/2014 na íntegra

Na região, porém, Marina tende a ser a mais votada. Ela passa de 24,1% na pesquisa espontânea para 30,2% das intenções de votos na induzida (quando há apresentação do disco com os nomes dos candidatos). Dilma Rousseff avança de 17,6% para 21,7% e Aécio Neves, de 14,5% para 17,1%, configurando empate técnico entre ambos em razão da margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos. Os indecisos somam 17%, o que pode ainda trazer surpresas na última hora.

quadropresidente

 

Votos válidos
Tomando como base apenas os votos válidos (excluindo-se as intenções de brancos/nulos e os indecisos) é possível fazer algumas projeções. Marina Silva, por exemplo, tinha até o fechamento da pesquisa na última quarta (1) 41% dos votos válidos na região, percentual variável entre 45% e 37% de acordo com a margem de erro.

No segundo lugar, Dilma Rousseff (PT) tem 29,4% do total de intenções de votos válidos, variando entre 33,4% e 25,4%. Aécio Neves aparece com 23,1%, variando entre 27,1% a 19,1%. Os demais candidatos representam 6,5% do total.

Levando em consideração a última eleição presidencial, em 2010, quando foram computados 928.504 votos válidos entre eleitores da Baixada Santista, somando-se ao crescimento de 6,6% do eleitorado no período, pode-se calcular que cada ponto percentual equivalerá a cerca de 10 mil votos para a disputa presidencial. Este número, porém, é uma previsão, pois outros fatores podem influenciar, como o aumento das abstenções e de votos brancos e nulos.

>Veja como são feitas as pesquisas Enfoque/Boqnews

Segundo turno
A pesquisa também traz as preferências dos eleitores em um eventual segundo turno. Se a eleição fosse hoje, Marina venceria Dilma Rousseff ou Aécio Neves levando em consideração os votos da região. Já Aécio passaria Dilma, mas a diferença entre os dois estaria na margem de erro (34,7% x 29,5%). Os percentuais entre os indecisos variam entre 12,9% a 16,7%.

quadropresidente

 

Veja também

> Conheça o perfil dos candidatos à Presidência da República
> Alckmin deve ganhar no 1º turno
> Saiba as funções e obrigações dos cargos em disputa nesta eleição
>Unisanta Online realiza cobertura das eleições em tempo real
> Urna garante sigilo e segurança aos eleitores

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.