Museu do Café participa da 12ª Primavera dos Museus com programação especial | Boqnews
Foto: Divulgação Museu do Café

Cultura

11 DE SETEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Museu do Café participa da 12ª Primavera dos Museus com programação especial

Focando no tema “Celebrando a Educação em Museus”, a instituição idealizou atividades como oficina de contação de histórias voltada às crianças

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Setembro é, tradicionalmente, o mês da Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que visa estimular discussões e novas programações culturais nas instituições museológicas de todo o País.

Em sua 12ª edição, o tema de 2018 será “Celebrando a Educação em Museus”. O tópico irá pautar as atividades desenvolvidas pelo Museu do Café, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre os dias 17 e 23 de setembro. 

No período, o assunto será abordado com uma programação especial, voltada a públicos variados.

Dando início à agenda, no dia 19, às 15h00, a “Biblioteca Humana” promove um encontro de gerações entre os convidados, que contarão suas histórias de vida, e as crianças, que poderão acompanhar o testemunho dessas vivências.

Ao compartilhar as narrativas, o objetivo é valorizar a experiência do indivíduo e preservar aspectos da memória local.

Já na quinta-feira (20), o evento irá explorar, mais diretamente, a temática estabelecida.

Assim, visando nortear gestores, educadores e demais interessados por meio de uma mesa redonda em torno da questão “Educação Museal, além da Educação Integral em Diálogo”.

Além de fomentar a reflexão acerca dessa relação, a ideia é que, com a iniciativa, os dois campos possam contribuir no desenvolvimento de estratégias para unir as áreas em ações futuras.

Farão parte do painel a coordenadora da Rede Internacional de Educación Patrimonial Contexto Ibero-americano, Liliam Amaral. Junto com a coordenadora geral do programa Escola Total, da Secretaria Municipal de Educação de Santos, Márcia Calçada.

Além da diretora do Museu de Telecomunicações do Rio de Janeiro, Bruna Cruz e, por fim, a responsável pela programação socioeducativa e pelo programa Curumin do SESC Santos, Lígia Azevedo.

Na data, o bate-papo acontecerá às 16h00.

Mais destaques

Outro destaque dentre as ações pensadas para a programação da semana é a oficina de contação de histórias “Contar e recontar a nossa história – reflexão sobre a narração a partir do fato”, ministrada pelo profissional de artes cênicas, Alexandre Camilo.

Assim, o workshop ensinará técnicas de narração usando dinâmicas de grupos e exercícios interativos no sábado (22), também às 15h00.

Para encerrar a 12ª edição da Primavera dos Museus, será realizada a “Varandinha Pedagógica”, uma brincadeira que propõe às crianças, o contato com os trabalhos exercidos pelos profissionais que atuam no Museu do Café por meio de um espaço lúdico.

Marcada para o dia 23, às 15h00, a ação é indicada ao público de 6 a 10 anos.

As inscrições para todas as atividades, exceto a “Biblioteca Humana”, que foi idealizada para grupos fechados, podem ser feitas no [email protected].

A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. 

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h00 às 17h00 e, aos domingos, entre 10h00 e 17h00.

Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu abre de segunda a sábado, das 9h00 às 18h00. No entanto, aos domingos, abrirá entre 10h00 e 18h00.

Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

 

Serviço:

12ª Primavera dos Museus

Biblioteca Humana

19/09 | QUA | 15h00

Mesa Redonda | “Educação Museal e a Educação Integral em Diálogo”

20/09 | QUI | 16h00

Oficina de contação de histórias com Alexandre Camilo

22/09 | SÁB | 15h00 

Varandinha Pedagógica

23/09 | DOM | 15h00

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.