“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter.”
A frase do jornalista Claudio Abramo, um mestre das palavras, sintetiza bem o conceito desta nobre profissão, um dos pilares da manutenção da democracia.
Em um mundo cada vez mais globalizado e interligado por câmeras, imagens e informações das mais variadas fontes, a prática do jornalismo sério exige cada vez mais responsabilidade e seriedade.
O desafio é separar o joio do trigo, o que, diga-se de passagem, é algo complexo e nem sempre compreendido por parte do público. No meio da avalanche de informações, surge uma encruzilhada onde o desafio é contar a verdade – ou o mais próximo dela. E diante de tanto conteúdo fica impossível filtrar o jornalismo sério do pseudojornalismo, patrocinados por muitos, cujos objetivos, obviamente, estão longe de atender as necessidades do cidadão comum.
Engana-se quem pensa que a informação é um produto gratuito. Ela custa. E muito. Fazer jornalismo sério, portanto, exige responsabilidade e investimentos constantes. Infelizmente, dois fatores têm desestabilizado a mídia nacional: a crise financeira, que atinge os mais variados segmentos, incluindo o setor de comunicação, e também a proliferação de informações no mundo digital, uma verdadeira batalha que tem alcançado – agora em caráter internacional – as mídias tradicionais. Assim, abre-se espaço para veículos alternativos comprometidos com a verdade, mas que tenham uma estrutura enxuta. Ao invés de falar sobre o mundo, opta-se pelo problema no bairro ou cidade. O conteúdo de qualidade é a palavra-chave.
Diante deste contexto, é inegável destacar que, mesmo diante de tantos desafios, a comemoração de mais um aniversário, o 31º, é motivo de orgulho ao jornal Boqnews, estendendo nosso apreço aos leitores, anunciantes e colaboradores, cuja longeva data deve-se a uma base sólida, séria, honesta e coerente com os princípios básicos do jornalismo.
Temos orgulho de fazer parte e contar a história recente de uma Cidade como Santos, com sua importância histórica, econômica e social. A despeito da força do impresso gratuito que, para nós sempre terá um público fiel, não se pode menosprezar as demais mídias eletrônicas, criando uma sinergia com o objetivo comum da verdadeira prática ensinada pelo mestre Cláudio Abramo.
Nossos leitores, seja os da plataforma tradicional ou nas novas mídias (site, boqnews TV e canal de áudio), incluindo as redes sociais, têm a garantia de que toda a informação divulgada por este veículo tem uma marca registrada: a credibilidade, presente na tradição de divulgação das pesquisas eleitorais, nos artigos dos colaboradores e nas reportagens. Nosso objetivo é colocar pequenos e sólidos tijolos nesta edificação chamada jornalismo.
Deixe um comentário