Desafio é um substantivo que a vereadora Audrey Kleys (Progressistas) se identifica muito bem.
Afinal, no jornalismo, os desafios para resumir informações apuradas às pessoas ao longo das reportagens são constantes.
Mas existem limitações, pois os profissionais podem denunciar e cobrar, mas não executar as melhorias para atender a população.
E Audrey queria avançar ainda mais neste sentido.
Ou seja, tentar transformar suas reportagens em ações práticas à população.
E assim, após uma trajetória de 16 anos como repórter da TV Tribuna, a jornalista resolveu buscar novos horizontes.
Dessa forma, deixou de aparecer diariamente na telinha da emissora aos telespectadores da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Dessa forma, tornou-se secretária adjunta de Educação no primeiro mandato do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, chegou a substituir a secretaria em alguns momentos.
“Enfrentamos muitos obstáculos, mas também muitas conquistas”, relembrou durante o Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de hoje (4).

A vereadora Audrey Kleys tenta vaga à Assembleia Legislativa, após dois mandatos no Legislativo santista. Foto Carla Nascimento
Nas urnas
Dessa forma, quatro anos depois, resolveu testar seu nome nas urnas para poder colocar em prática ações para atender os anseios da população.
Assim, tornou-se pioneira entre as mulheres jornalistas que mudaram de lado: das câmeras da TV para a Câmara.
Algo depois seguido por suas colegas de profissão, Rosana Valle (PL), hoje deputada federal, e Solange Freitas (UB), que chegou ao segundo turno para a prefeitura vicentina e é candidata a deputada estadual nestas eleições.
Dessa forma, tornou-se a sexta mais votada, um feito para quem iniciava a carreira política, com 4375 votos.
Após chegar a colocar seu nome à disposição para disputar a prefeitura santista em 2020 – desejo, aliás, que pretende realizar no futuro -, tentou a reeleição ao Legislativo.
E foi referendada nas urnas, conquistando 5.863 votos – um aumento de 34% no total de votos em plena pandemia.
Um feito raro na comparação com outros colegas de Legislativo – 1/3 não retornou à Casa.
“Hoje, como vereadora, faço tudo como jornalista. Mas posso ajudar na elaboração de políticas públicas”, enfatiza.
Ir além
Dessa forma, agora ela acredita que pode ir além.
Com aval do partido – o mesmo que negou-lhe a legenda para disputar a prefeitura há dois anos – ela é candidata à Assembleia Legislativa.
Afinal, o trabalho no Legislativo santista ao longo dos últimos seis anos, com mais de 40 projetos aprovados, permite-lhe voar mais alto.
“Agora, eu me sinto preparada para este novo desafio”, enfatizou.
Livro
Durante o programa, Audrey falou dos seus projetos aprovados, além do lançamento do seu livro Verdade com Amor, onde mostra sua trajetória profissional nas últimas décadas.
“É o meu segundo filho. Ele nasceu durante a pandemia. Trabalhei muito mais na pandemia como vereadora, pois as pessoas precisavam da gente na ponta”, lembrou.
Confira o programa completo