Guerra de narrativas na medalha Braz Cubas a Bolsonaro
A tentativa frustrada da votação da entrega da medalha Braz Cubas ao ex-presidente Jair Bolsonaro tem como pano de fundo as eleições municipais.
Aliás, está claro que a guerra de narrativas entre grupos ideologicamente distintos só está começando.

Câmara ficou lotada com as bandeiras do Brasil e de partidos políticos espalhadas. Foto: Fernando De Maria
Ataque e…
Dessa maneira, com o auditório da Câmara lotado por simpatizantes e opositores ao ex-presidente, o autor do projeto, vereador Fábio Duarte (Podemos) retirou a proposta, sob a alegação de que o prefeito Rogério Santos (PSDB) teria pressionado os vereadores a votar contra a entrega da homenagem.
Inclusive, divulgou nota à imprensa alegando esta posição para justificar a retirada do projeto.
Confira a exposição do vereador na defesa do projeto e as explicações pela retirada do mesmo.

Grupos favoráveis e contrários se espalharam na sede do Legislativo. Ocorreram momentos de tensão, a ponto da Guarda Municipal ter sido acionada para acalmar os ânimos mais exaltados de ambos os lados. Foto: Fernando De Maria
Defesa
Em nota, a prefeitura informou que o Poder Executivo não interfere nas questões referentes ao Poder Legislativo, porque são independentes.
“A retirada do referido projeto da pauta da sessão desta quinta-feira (19) se deu em virtude de um erro na justificativa da proposta apresentada à Câmara”.
Aos fatos
Portanto, o cerne da questão é simples: a inclusão de um ato falho grave na justificativa da proposta.
Vide imagem
Ou seja, incluiu o ex-presidente Bolsonaro na lista de homenagens recebidas, como a da OCCRP, organização internacional de divulgação de casos de corrupção e crime organizado.
Assim, a entidade colocou Bolsonaro como o líder do ano em 2020 ‘por seu papel na promoção do crime organizado e da corrupção’.
Aliás, basta entrar no Google e verificar…
Portanto, quem tiver interesse, basta clicar aqui
Leão da Montanha
Dessa forma, antes mesmo da sessão iniciar, muitos vereadores já davam como certa a retirada do projeto – o que ocorreu.
E assim, segundo os edis, ele “jogou para a torcida” alegando a interferência do Executivo para que os vereadores da base não aprovassem a proposta.
Natimorto
Aliás, ainda que o vereador Duarte refaça e reapresente o projeto na próxima sessão, como divulgado por ele, vários colegas – alguns que até assinaram a proposta para agilizar a votação pelo Artigo 24 – disseram que as chances de sucesso desta vez serão remotas e descartaram a votação neste ano.
Na bronca
Não bastasse, ficaram na bronca com o colega, pois ‘tentou imputar aos vereadores um problema que estava – na verdade – na redação do projeto apresentado’, disse um deles.
Assim, até um dos simpatizantes da proposta, o vereador Rui de Rosis (União), se surpreendeu com a iniciativa do colega.
“Se fosse para perder, perderia de pé”, lamentou.
Confira o que falaram alguns vereadores após a proposta que foi retirada
Vinda com ou sem medalha
Aliás, ainda que a entrega da maior honraria do Legislativo ao ex-presidente tenha sido malograda, o vereador garantiu que Bolsonaro virá a Santos no dia 3 de novembro.

Prefeito Rogério Santos deixará o PSDB e migrará para o Republicanos. Foto: Carla Nascimento/Arquivo
Novo ninho
O mistério acabou.
Afinal, o prefeito Rogério Santos deixa o PSDB e assina a ficha de filiação do Republicanos no sábado (28).
Dessa forma, a mudança, costurada pelo deputado Paulo Barbosa, coloca o prefeito no mesmo partido do governador Tarcísio de Freitas.
A filiação ocorrerá no próximo sábado, a partir das 10 horas, na sede do partido, na Avenida Pedro Lessa, .

Deputado estadual Paulo Correa participou do Jornal Enfoque desta sexta. Foto: Carla Nascimento
Não sai
Segundo o deputado Paulo Correa, líder do PSD – agremiação que indicou o seu vice, Felício Ramuth -, o governador permanecerá no Republicanos.
Correa participou do Jornal Enfoque desta sexta onde falou sobre este e outros assuntos.
Confira o programa
Homenagem
O empresário e ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, receberá o Colar de Honra ao Mérito Legislativo na quinta (26), às 19h30, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa, na sede da Unisanta, no Boqueirão, em Santos.
Dessa forma, a homenagem é do deputado Paulo Mansur (PL).
Portanto, não será surpresa se o nome de Teixeira ganhar força durante o evento para concorrer à presidência do clube santista.

Empresário Marcelo Teixeira receberá o prêmio concedido pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Foto: Divulgação/SFC
Quando…
a busca pela paz será adotada pelos governantes mundiais?
# Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.
Deixe um comentário