Santos confirma primeira morte por Gripe A | Boqnews

Cidades

06 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Santos confirma primeira morte por Gripe A

Uma dona de casa de 39 anos é a primeira vítima fatal da Gripe por Influenza A (H1N1) em Santos. A paciente estava internada desde o dia 27 no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, referência para a região, e foi a óbito no último sábado (1º), por complicações de uma pneumonia. O diagnóstico foi confirmado por […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma dona de casa de 39 anos é a primeira vítima fatal da Gripe por Influenza A (H1N1) em Santos. A paciente estava internada desde o dia 27 no Hospital Estadual Guilherme Álvaro, referência para a região, e foi a óbito no último sábado (1º), por complicações de uma pneumonia. O diagnóstico foi confirmado por meio de exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.


Ao todo, desde 30 de abril, a Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica), da SMS (Secretaria de Saúde), recebeu a confirmação de 18 casos positivos da doença. Até o final da tarde desta quarta (5), eram monitorados 31 pacientes de Síndrome Gripal e Doença Respiratória Aguda Grave. Destes, 19 encontravam-se internados em hospitais da rede pública e privada; enquanto os demais estão em tratamento domiciliar.


Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta, o secretário de Saúde, Odílio Rodrigues Filho, disse que a doença está evoluindo dentro do previsto. “A gente lamenta todo óbito, é claro, mais temos que destacar que a letalidade ainda é baixa, dentro dos casos confirmados da gripe por H1N1”. Rodrigues fez questão de ressaltar que a rede ambulatorial e hospitalar da cidade está preparada para atender e tratar os casos suspeitos. “É importante que os hospitais continuem notificado os casos à Vigilância, para que a seção faça o acompanhamento dos pacientes, e que as pessoas procurem atendimento ao surgirem os primeiros sintomas”, orientou.


Providências
Entre as medidas adotadas pela SMS para conter o avanço da nova gripe, estão: treinamento de equipes e monitoramento diário dos pacientes considerados suspeitos; confecção e distribuição de material educativo para orientação à população e criação de salas de espera específicas para pacientes com síndrome gripal nos três prontos-socorros municipais. A Seduc (Secretaria de Educação), seguindo recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, também prorrogou o recesso de escolas e creches, cujo retorno às aulas está previsto para o dia 17.


Casos confirmados
Dos 18 casos positivos da Gripe por Influenza A (H1N1), 12 foram em pacientes do sexo masculino e seis do sexo feminino. A faixa etária predominante é de 25 a 39 anos. Entre os 18 casos, seis pessoas disseram que fizeram viagem ao exterior, duas tiveram contato com casos confirmados e dez não relatam viagem. “Quando você identifica casos e não consegue mais estabelecer o vínculo com a contaminação fora do país, você já tem a circulação comunitária do vírus, condição que o Ministério da Saúde da admitiu e que é natural em uma pandemia”, explicou o secretário.


Fatores de Risco 
São considerados fatores de risco para complicações por influenza: idade (inferior a dois ou superior a 60 anos); imunodepressão (pacientes com câncer, em tratamento para Aids ou em uso regular de medicação imunossupressora); condições crônicas (hemoglobinopatias, diabetes mellitus, cardiopatias, pneumopatias e doenças renais crônicas) e gestação.


Medidas de prevenção 
As pessoas que apresentam síndrome gripal (febre, tosse ou dor de garganta) devem permanecem em casa durante os sete dias após o início dos sintomas. A recomendação é para que não compartilhem alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; evitem tocar olhos, nariz ou boca; e lavem frequentemente as mãos com sabonete e água, especialmente após tossir ou espirrar. É importante manter o ambiente ventilado e evitar aglomerações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.