Estilo vapt-vupt | Boqnews

Opiniões

20 DE JULHO DE 2012

Estilo vapt-vupt

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Implantado há um ano, o Via  Rápida Emprego, projeto do Governo do Estado, está presente em 491 municípios paulistas, oferecendo a partir deste mês mais 37 mil novas vagas para cerca de 150 opções de cursos nas áreas de construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços.
Conforme a secretaria, o objetivo do projeto é fornecer capacitações intensivas, com, no máximo, três meses de duração, para que o aluno conclua rapidamente o curso e se candidate às oportunidades de emprego. Um verdadeiro fast-food de aprendizagem.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, responsável pela criação do projeto,  os desempregados, que representam 95% do total de interessados, são o principal público alvo, sendo 68,9% que declararam ter Ensino Médio e 21,3% Ensino Fundamental. Mais da metade tem entre 16 e 30 anos, justamente a faixa etária que enfrenta mais dificuldades para se inserir no mercado de trabalho. 
Qualquer iniciativa para garantir uma qualificação profissional deve ser louvada, mas temo que o programa enverede pelo caráter eleitoreiro, pois acho difícil que em apenas três meses um cidadão consiga uma profissão no estilo vapt-vupt, especialmente em algumas áreas onde a exigência  de conhecimento é maior e demandaria mais tempo.
Alguns indicadores chamam a atenção para um eventual favorecimento político às cidades onde o PSDB e seus partidos aliados, como o DEM, são governo. 
Santos, por exemplo, é uma das que mais oferece cursos (16), quase a metade de tudo o que é ofertado na Capital (39). A cidade é considerada estratégica para o PSDB conquistar o Executivo e seu candidato, o ex-gestor da pasta estadual que criou o Via Rápida Emprego, Paulo Alexandre Barbosa, lidera as pesquisas. 
O número de cursos é idêntico ao oferecido em Ribeirão Preto, onde o  governo é do DEM e o PSDB terá candidato próprio. Franca e Piracicaba, menores que Santos, também oferecem 14 cursos para diferentes áreas.  Coincidência ou não, ambas são administradas pelo PSDB.
Por outro lado, cidades gerenciadas pelo PT receberam bem menos cursos do Via Rápida Emprego, como Guarulhos, a segunda maior do Estado, com quase 1,2 milhões de habitantes, com apenas oito cursos. O mesmo ocorre com Cubatão (9 cursos), Araçatuba (7), São Carlos (5) e Suzano (6). São Bernardo do Campo, origem nacional do PT, nem consta da lista dos 491 municípios atendidos. 
A prática não é exclusiva do tucanato. O mesmo ocorreria se fossem os petistas ou partidários de qualquer outra sigla, apesar das negativas que eles dariam ao episódio. Mas tais fatores são indícios que a qualificação vapt-vupt tem mais fins eleitorais do que realmente de intenção de qualificar, com segurança, o cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.