Dois jogos do Santos FC estão sob investigação na Operação Penalidade Máxima II | Boqnews
Foto: Santos FC

Esportes

18 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Dois jogos do Santos FC estão sob investigação na Operação Penalidade Máxima II

A ação apura manipulação de resultados em partidas do Campeonato Brasileiro

Por: Felipy Brandão
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI), deflagrou na manhã de hoje (18/04) a Operação Penalidade Máxima II.

Sendo assim, visando à obtenção de novos vestígios da atuação de organização criminosa especializada na manipulação de resultados esportivos de jogos de futebol profissional, inclusive do Campeonato Brasileiro Série A.

Contudo, há suspeitas de que o grupo criminoso tenha concretamente atuado em pelo menos 5 jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022.

Todavia, também em 5 partidas de campeonatos estaduais.

Entre eles, os campeonatos goiano, gaúcho, mato-grossense e paulista, todos de 2023.

Estão sendo cumpridos  3 mandados de prisão preventiva e 20 mandados de busca e apreensão em 16 municípios de 6 Estados, expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores de Goiás.

 

Cidades investigadas 

Os mandados estão sendo cumpridos em Goianira (GO), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Pelotas (RS), Santa Maria (RS).

Além de Erechim (RS), Chapecó (SC), Tubarão (SC), Bragança Paulista (SP), Guarulhos (SP), Santo André (SP).

Assim como Santana do Parnaíba (SP), Santos (SP), Taubaté (SP) e Presidente Venceslau (SP).

Portanto, os Gaecos dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Cyber Gaeco do MP de São Paulo e o Centro de Inteligência do MP do Rio de Janeiro, além das Polícias Militar, Civil e Penal de Goiás, dão apoio ao cumprimento das diligências.

Dessa maneira, trata-se de desdobramento da Operação Penalidade Máxima, deflagrada em fevereiro de 2023.

Sendo assim, a qual resultou no oferecimento de denúncia, com imputação dos crimes de integrar organização criminosa e corrupção em âmbito desportivo.

Todavia, dois jogos do Santos estão sob investigação na Operação Penalidade Máxima II.

Santos 1 x 1 Avaí, no dia 5 de novembro de 2022, e Botafogo 3 x 0 Santos, no dia 10 de novembro de 2022.

Contudo, no primeiro jogo, um jogador do Santos teria sido aliciado para tomar cartão amarelo.

O Ministério Público não deixou claro se a proposta foi aceita. Nesse jogo, o zagueiro Luiz Felipe e os volantes Rodrigo Fernández e Vinícius Zanocelo receberam cartão amarelo.

Além disso, no segundo jogo, um jogador teria sido aliciado para tomar cartão vermelho. O Ministério Público não deixou claro se a proposta foi aceita. Nesta partida, o zagueiro Eduardo Bauermann recebeu cartão vermelho após o apito final. Até o momento, o Santos FC não se pronunciou sobre os episódios divulgados pelo MP de Goiás

  • Com informações do site do MP de Goiás
  • https://mpgo.mp.br/portal/noticia/operacao-penalidade-maxima-ii-mpgo-gaeco-cumpre-mandados-de-prisao-e-busca-e-apreensao-por-manipulacao-de-resultados-de-jogos-do-brasileirao-serie-a-e-cinco-campeonatos-estaduais

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.