A Autoridade Portuária de Santos (APS) contratou a empresa DTA Engenharia para a realização do derrocamento (retirada de rochas) do canal do Porto de Santos.
Desse modo, esse processo permitirá aumentar a profundidade para 16 metros.
Sendo assim, a empresa também realizará os projetos básico e executivo da obra.
Desse modo, o contrato, no valor de aproximadamente R$ 17 milhões, foi firmado na segunda-feira (11). E o extrato teve publicação no Diário Oficial de quarta-feira (13). O prazo de execução é de 18 meses.
O presidente da APS, Anderson Pomini, afirma que o derrocamento abre caminho para que o Porto de Santos tenha, numa segunda etapa, 17 metros de profundidade. “Essa obra é mais um avanço para o Porto de Santos. Na sequência, poderemos aumentar a profundidade para 17 metros, o que nos trará a tranquilidade definitiva para recebermos, a qualquer hora do dia ou da noite, os maiores navios do mundo.”
Segundo estudo recebido pela APS, são 33 pontos existentes na infraestrutura aquaviária do Porto de Santos (canal de navegação, áreas de acesso e berços de atracação) em que há rochas que impedem o aprofundamento. O volume de rochas a serem retiradas é estimado em 10 mil metros cúbicos.
Além disso, a execução da obra já conta com licenciamento ambiental.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.