Quem nunca sentiu dores na região do pescoço?
Na maioria das vezes essa tensão na região cervical vem acompanhada de dores nos ombros e formigamentos no braço e nas mãos.
A cabeça e a região do pescoço tendem ser mais vulneráveis e sofrem com maus hábitos posturais, por exemplo, como ler na cama, sentar em frente ao computador, assistir televisão com a postura inadequada pode ser os responsáveis pela dor na cervical.
De acordo com Mariana Novaes, fisioterapeuta e instrutora de pilates, na coluna cervical existem discos que agem absorvendo o impacto.
“A principal causa da dor na cervical é o envelhecimento que provoca desgastes dos discos cervicais e deixam e absorver o impacto”, explica.
“Com o passar dos anos, o disco pode sofrer graus variáveis de degeneração, ficando mais fino ou até mesmo se deslocando do seu local natural entre as vértebras. O resultado desse fenômeno pode ser a causa da dor na coluna cervical”, explica.
Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, podendo ou não irradiar para a região dos ombros e braços.
Dependendo a dor na cervical não se trata apenas de um “mau jeito” e sim de doença.
“As doenças da coluna cervical que mais frequentemente provocam dor são: contraturas musculares (torcicolo), espondilose cervical (desgaste osteo-articular/artrose), estenose cervical (estreitamento do canal para os nervos/raízes), hérnia de disco cervical doenças reumatológicas, neoplasias e traumatismos”, afirma a fisioterapeuta.
A maioria das pessoas acredita que a dor na cervical é passageira, mas nem sempre ela passa com a prescrição de um analgésico, por exemplo.
Nestes casos, é importante procurar um médico para diagnosticar a causa da dor e iniciar o tratamento.
Métodos para Aliviar a Dor Cervical
Para amenizar o desconforto as aulas de pilates clínico podem ser uma aliada para quem sofre deste problema.
“O Pilates irá trabalhar o alinhamento e a mobilidade das vértebras. Os movimentos realizados durante a aula ajudam a descomprimir as vértebras e aliviar a dor”, ressalta Mariana.
Pilates Clínico
O Pilates Clínico utiliza exercícios específicos para estimular a musculatura que sustenta a coluna, não causando impacto nas articulações.
“O Pilates também melhora a postura, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, força muscular e ameniza as dores na região cervical”, diz a fisioterapeuta.
Além disso, os exercícios feitos durante a aula melhoram a capacidade respiratória e a oxigenação do aluno.
Um dos instrumentos que pode ser utilizado nas aulas de Pilates para amenizar a dor cervical é a bola suíça.
“Ela tem uma finalidade terapêutica e exige um controle corporal e reforço muscular ao realizar os exercícios amenizando os incômodos”, comenta a especialista.
Os alongamentos também podem ser úteis para tratar a dor.
É importante que ele seja feito com o acompanhamento de um profissional para evitar atingir as demais estruturas.