Escola comemora cem anos do bonde com circuito turístico | Boqnews
Foto: Rogério Bomfim/PMS/Secor

Educação

19 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Escola comemora cem anos do bonde com circuito turístico

Alunos da escola se caracterizaram com roupas das décadas de 10 a 70, período em que o bonde funcionou regularmente na cidade.

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A simulação de um circuito turístico dentro da escola de período integral João Papa Sobrinho (Gonzaga) foi a forma que os 330 alunos do 1º ao 5º ano encontraram para comemorar o Dia do Bonde, que completa 100 anos em 23 de setembro.

Depois de muita pesquisa, dentro de um grande salão no terceiro andar da unidade, eles criaram oito estações, compondo o roteiro do Centro Histórico: Valongo, Prefeitura, Bonde de Santos, Museu Pelé, Bolsa do Café, Frontaria Azulejada, Coliseu e Outeiro de Santa Catarina.

Na última quinta-feira (18), os 5ºs anos A e B, o 4º ano A e o 2º A percorreram os locais e, em cada um deles, paravam para participar de jogos lúdicos.

Na estação da Prefeitura, por exemplo, eles montaram um quebra-cabeça com a fachada; na Frontaria Azulejada, pintaram os azulejos; no Museu Pelé, bonecos de papel imitando jogadores antigos e atuais do Santos Futebol Clube eram colados com crepe em dois campos de futebol desenhados em painel, permitindo que cada um fizesse sua escalação.

“A intenção é que os estudantes aprendam a história de Santos brincando”, afirmou a produtora geral da iniciativa, Carmen Lúcia Lamelas Fernandes, do núcleo do programa Escola Total da Papa Sobrinho. Ela informou que até quarta-feira próxima (24), divididos em turmas, todos os alunos vão visitar o espaço.

Para embalar o circuito, o educador de música do Escola Total, Márcio Sanches, tocava órgão para o 2º ano cantar músicas antigas, que falam do bonde. Enquanto o inspetor de alunos Renato Rodrigues funcionava como guia turístico, a professora Denise Souza Nascimento cuidava do roteiro informativo, isto é, abastecia a todos de dados suficientes sobre as estações para que não houvesse ‘ruídos’ na informação.

Até uma poesia foi feita para o ilustre aniversariante pelo aluno Marcelo Fernandes Loureiro Reis, do 5ºA. Intitulada Alegria de conhecer, aborda a saudade dos mais velhos e a vontade das crianças de aprender sobre o bonde.

A diretora Ana Lúcia dos Santos Lopes Figueira, a coordenadora pedagógica Leila Raccini e a formadora do ‘Escola Total’, Marisa Freitas, acompanharam a atividade desde o início. “É gratificante ver a escola inteira envolvida”, comemorou Ana Lúcia.

Figurinos
Vários alunos estavam caracterizados com roupas das décadas de 10 a 70, período em que o bonde funcionou regularmente na cidade.

Sofia de Angelis Rabay Faria, de 8 anos, e Carlos Alberto Ribeiro, de 10, estavam orgulhosos em representar passageiros de 1914, quando o bonde foi inaugurado. Carlos trajava elegante terno azul, que disse ser seu para usar em “atividades sociais em geral”. Sofia, bem maquiada e de vestido de seda vermelho estampado, colar de pérolas e enfeite requintado na cabeça, contou ter trazido algumas coisas de casa e, outras, suas amigas emprestaram.

Já Mayara Aparecida da Silva, 11, teve um vestido confeccionado especialmente para a ocasião. Sua mãe Sandra, costureira, fez um modelo branco rodado, de bolinhas pretas com cinto fino que a deixou a cara dos anos 50.

Responsável pelos figurinos, a professora Nayara Oliveira declarou que foi muito prazeroso fazer a pesquisa de cada época, principalmente com base em fotografias.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.