Na contramão, Santos amplia vítimas fatais no trânsito | Boqnews
Divulgação

Acidentes

20 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Na contramão, Santos amplia vítimas fatais no trânsito

Enquanto o total de mortes em acidentes de trânsito caiu no Estado e na Baixada Santista, Santos registrou um aumento de 71% entre janeiro e maio

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Acidente com motos estão entre os casos mais frequentes de vítimas fatais

Acidente com motos estão entre os casos mais frequentes de vítimas fatais. Foto: Divulgação

Na contramão das médias paulista e regional, que registraram queda no número de vítimas fatais no trânsito, Santos ampliou em 71% o total de mortes nos primeiros cinco meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

De janeiro a maio, foram 24 mortes – uma a cada 6,3 dias. No mesmo período do ano passado, foram 14 vítimas fatais. A diferença cresceu com a inclusão do balanço de maio divulgado nesta segunda (20) pelo portal Infosiga, com cinco fatalidades, duas a mais que o mesmo mês de 2015.

Por sexo, foram 14 homens e 10 mulheres de janeiro a maio. Por faixa etária, as vítimas podem ser divididas em três grupos, todos com oito mortes cada: os que têm menos de 29 anos; na faixa entre 30 a 44 anos; e acima de 45 anos, sendo que três dos oito deste grupo têm mais de 80 anos. Os atropelamentos representaram seis casos e as colisões, sete até o momento.

Por tipo de veículo, as motos representam seis mortes, os automóveis e bicicletas, três cada. Foram seis pedestres atingidos fatalmente. Fevereiro foi o mês mais violento no trânsito, com oito mortes, seguido por abril e maio, com cinco cada. Desde meados de abril, a Cidade não tem radares em funcionamento em razão da mudança da empresa responsável pela manutenção dos equipamentos, vencedora da nova licitação.

Em 2015, a Cidade registrou 56 óbitos – média de uma morte a cada 6,5 dias. A maior concentração ocorreu entre as idades extremas: 19 casos entre jovens de até 29 anos e 18 entre moradores acima de 65 anos, sendo que a metade deste montante entre os que têm mais de 80 anos, colocando Santos no topo de vítimas fatais nesta faixa etária em termos proporcionais (em números absolutos só perde da Capital).

O Infosiga é um levantamento do governo do Estado, que monitora o total de acidentes com vítimas fatais no trânsito (os números referem-se apenas às mortes ocorridas no local do acidente). A proposta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito no Estado até 2020. O programa se inspirou na Década de Ação pela Segurança Viária, período de 2011 a 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidades para chamar atenção para a questão da violência no trânsito.

 

Baixada Santista

A Região de Santos, que incluiu os nove municípios da Baixada Santista, registrou queda de 16% no número de mortes em maio em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram quatro óbitos a menos. No acumulado do ano, a região registrou uma redução de 9% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015.

O mesmo ocorre com o Estado de São Paulo que registrou em maio queda de 11% nos óbitos relacionados a acidentes de trânsito em relação ao mesmo período de 2015.  Quanto ao acumulado do ano, de janeiro a maio, houve queda de 7% em relação ao mesmo período de 2015. Foram 173 óbitos a menos, nos cinco primeiros meses do ano de 2016.

 

Confira o vídeo da campanha Vida – Dê Preferência

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.