Projeto de criação do Museu Histórico de Santos deverá ser realizado | Boqnews
Foto: Luiza Pires

Cultura

28 DE JANEIRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Projeto de criação do Museu Histórico de Santos deverá ser realizado

O projeto ainda está em fase de captação de recursos e não há previsão para iniciar as obras

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Décadas após tentativas frustradas da criação de um museu específico para Santos, a ideia parece estar mais perto de se tornar realidade.

Quem garante é o jornalista Sergio Willians, especialista sobre a história da Cidade.

Orçada entre R$ 9 a 10 milhões de reais, as obras do futuro museu ocorrerão no atual prédio do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, na Avenida Conselheiro Nébias, 689.

Lá, o terreno atrás do Casarão (1886), de 360 m², servirá como uma ‘amostra grátis’ para a população conhecer mais sobre a história do município.

De acordo com Willians, a obra será realizada com recursos disponibilizados pela Lei Rouanet.

No entanto, ainda não existem previsões para o seu início, pois ainda está na fase de captação de recursos, segundo o profissional.

Idealização

Nos últimos quatro anos, segundo Sergio, ele e um grupo de historiadores ressuscitaram a ideia do Museu Histórico de Santos.

“Nós começamos a trabalhar, prospectando espaços físicos que pudessem abrigar um museu, mas que tenha uma característica moderna”, salienta.

A ideia inicial era a construção de um edifício atrás do Casarão, em parceria com o Escritório Modelo de Arquitetura da Unisanta.

No entanto, por hora, preferiram restaurar o imóvel do IHGS e instalar o museu em seu interior.

Willians ressalta que o local será interativo dotado de moderna tecnologia.

Afinal, de acordo com ele, as novas gerações aprendem quando há mais participação.

“Nós dividimos o imóvel em alas. Então, quando ele estiver pronto, ele terá alas distintas com a linha do tempo. Desde os homens de sambaqui até os dias atuais”, relata.

No local, haverá uma interação mais clássica feita com bonecos de cera de Braz Cubas e José Bonifácio. Ainda haverá TV’s de touch screen espalhadas.

Ele salienta que ainda contará com uma sala de realidade virtual. Lá, os interessados poderão conhecer e andar por Santos em 1822.

Por fim, o museu contará com uma sala Converse com o Personagem, em parceria com a IBM Brasil, onde os visitantes observarão uma imagem holográfica e poderão conversar com José Bonifácio.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.