Baixada Santista tem 13 representantes nos jogos olímpicos e chances de medalhas | Boqnews

Rio 2016

05 DE AGOSTO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Baixada Santista tem 13 representantes nos jogos olímpicos e chances de medalhas

Conheça quem são os atletas que estão representando a região metropolitana e as grandes promessas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos é uma cidade com vocação natural para os esportes. Prova disso é que novamente estará bem representada no maior evento esportivo do mundo, iniciado oficialmente nesta sexta-feira (5), no Rio de Janeiro. Em terras cariocas, estão 10 atletas ligados à Cidade nas modalidades de natação, maratona aquática, judô, ciclismo e futebol.

Da região, mais três atletas das cidades de Cubatão e Peruíbe completam o grupo no judô e na corrida. Juntos, eles representam a Baixada Santista, totalizando seis mulheres e sete homens.

atletas

Para o jornalista Eduardo Silva, diretor da TV Tribuna que acompanha os atletas da região desde o início da carreira nos anos 80, já é uma grande conquista os atletas terem conseguido os índices olímpicos, sonho de qualquer criança que entra nos esportes. “E ainda temos representantes com a condição de favoritos. Algo que os tornam ainda mais importantes e é até impressionante pelo pouco apoio que o esporte recebe”, conta.

Para o jornalista – apaixonado por esportes em geral – infelizmente na grande mídia o tema ainda se resume ao futebol. Para reverter um pouco esta realidade, a filial da Globo na região mantêm há 20 anos um programa, aos sábados, que dá espaço aos atletas. “Só divulgamos futebol quando há alguma data expressiva”, explica Silva, que enviou dois repórteres para o Rio 2016.

E falando em cobertura jornalística, pelo quarto ano, a ex-judoca santista Danielle Zangrando – que já representou a região em dois jogos olímpicos como atleta – participa da competição como comentarista pela ESPN Brasil.

Para a ex-judoca, assim como Eduardo Silva, os atletas locais têm elevadas chances de medalha. Ela ainda destaca o judô que tem participação histórica nos jogos. “Desde 1980 é o esporte que sempre teve representante nos jogos olímpicos e Santos faz parte desta história. O judô brasileiro se destaca nos jogos e neste ano a grande promessa é a Suellen (Altheman)”, conta Danielle, também jornalista.

Ela diz que tentará não se envolver na cobertura, mas de dentro do ginásio acha difícil conter toda a emoção. Diferente dos outros anos, ela estará in loco. “Também estou muito próxima da equipe do judô. Até o ano passado, por exemplo, estava como auxiliar técnica. Nos outros jogos fiz a cobertura em estúdio e agora será pela primeira vez no local. A ansiedade é tanta que parece que vou lutar”, relata Danielle, que já está no Rio de Janeiro.

Ambos acreditam que a representatividade da região poderia ser maior se houvesse mais incentivo. “Temos o Marcelo (Teixeira), o Pepe (do Memorial), as universidades, Unimes e Unisanta, mas faltam mais empresas para fortalecer este pessoal, que precisa de apoio. É caro manter o esportista de alto nível”, enfatiza Eduardo.

Conquistas

Ao longo de todos os jogos olímpicos, 52 atletas da região já participaram, conquistando 14 medalhas, com dois ouros, seis pratas e seis bronzes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.