Como escolher um notebook e aproveitar suas vantagens | Boqnews

Tecnologia

28 DE MAIO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Como escolher um notebook e aproveitar suas vantagens

Os notebooks variam muito de modelo a modelo e possuem várias características diferentes que servem necessidades distintas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Escolher um computador pessoal é uma tarefa árdua, muitas pessoas caem nas armadilhas das lojas por não conhecerem muitos dos termos específicos que vem implícitos junto a computadores de mesa e notebooks.

Qual é a diferença entre memória RAM e memória de armazenamento?

Por que dois processadores com quase a mesma “velocidade” são considerados diferentes?

Preciso de placa de vídeo de última geração?

Essas são algumas perguntas feitas com frequência nas lojas e a falta de acesso à respostas causa muita dor de cabeça no consumidor brasileiro, especialmente se ele estiver adquirindo seu primeiro computador.

Primeiramente, assim como um carro ou qualquer outro investimento alto, você deve considerar as suas necessidades ao adquirir um notebook.

Eles variam muito de modelo a modelo e possuem várias características diferentes que servem necessidades diferentes.

Por exemplo, se você só vai utilizar o computador para trabalhar com textos e planilhas dificilmente precisará gastar milhares de reais em uma máquina de última geração.

Agora, se já trabalha com design gráfico possivelmente precisará de uma máquina que aguente os programas da área, e por fim se pretende jogar alguma coisa aqui e ali tem que se preparar para gastar um pouco mais.

A variação de preço violenta reflete na complexidade das tarefas que poderão ser realizadas pelo computador,tarefas refletidas pelas peças internas do notebook que, diferentes de em um desktop, dificilmente poderão ser modificadas, no máximo uma memória RAM extra ou um HD novo.

A seguir vamos falar de algumas peças e como escolher elas:

 

Tela

A tela é uma das decisões mais simples na escolha da máquina.

Normalmente tudo o que o consumidor deve saber é seu tamanho e resolução, sendo tamanho o espaço físico da tela e resolução o espaço virtual representado dentro dela em pixels (pixels são os pequenos pontos de luz coloridos que formam a imagem da tela do computador). Existem outras qualidades como os tipos de tela IPS e TFT, LED, LCD e Plasma.

Mas é muito mais uma decisão sensorial que as outras peças.

Se recomenda uma tela com resolução HD (720p) ou Full HD (1080P) se o consumidor pretende mexer com softwares gráficos, jogar algo ou até mesmo ver filmes no computador.

 

Processador

Existem processadores diversos para tarefas diversas, uma enorme gama de opções.

O processador junto da placa de processamento gráfico (placa de vídeo) representam grande parte do valor final do Notebook, por isso nem sempre o melhor possível vai ser o ideal para suas necessidades.

Existem processadores mais simples como o AMD E e o Intel Atom que servem somente para as tarefas mais básicas de navegação na web e produção de textos simples.

Depois dessa categoria básica temos os de desempenho básico como o AMD A4, e os Intel Pentium e Celeron que já entregam um desempenho adicional para usar alguns aplicativos mais complexos e modernos mas que dificilmente rodarão bem softwares gráficos ou jogos.

Em seguida temos os componentes intermediários como o AMD A6, A8 e A10 e o Intel Core i3.

Estes já são mais adequados para as tarefas multimídia, incluindo a reprodução de vídeos em resoluções mais altas como 4K, editores de imagens e alguns jogos 3D modernos.

Os modelos mais robustos como o Intel Core i5 e i7 vem em máquinas específicas, dedicados para usuários mais exigentes que buscam uma experiência completa.

Eles costumam ser equipados em notebooks Gamers especificamente, pois os jogos puxam muito do poder de processamento da máquina.

Mas também servem para edições de imagem e vídeo mais avançadas, pois a renderização de vídeos depende muito do processador, e também de modelagem e renderização 3D.

A velocidade dos processadores é medida de Mhz e Ghz (Megaherts e Gigahertz) e também no número de núcleos ou Cores que ele apresenta.

Processadores de notebook costumam ser menos potentes que os de desktop (computadores de mesa) pelo espaço pequeno em que eles se encontram, criando mais calor em volta deles.

Quanto mais quente é o computador, pior a peça trabalha para compensar a temperatura elevada.

 

Memória RAM

A RAM está atrelada diretamente à capacidade do computador em cumprir tarefas, todos os programas que estão rodando enquanto o computador estiver ligado são gravados na RAM, ou Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório).

Com os sistemas operacionais modernos é recomendado que o usuário tenha pelo menos de 2 a 8 GB de RAM no computador, para que as atividades do dia a dia não sejam interrompidas constantemente com erros e telas azuis causadas pela falta de memória RAM.

Tarefas mais pesadas sugam mais da RAM, é aconselhável a gamers e designers que tenham de 12 a 16 GB de RAM em suas máquinas para que os softwares funcionem sem debilitar o resto da máquina no processo.

 

Armazenamento

A memória de armazenamento diferente da RAM é onde você guarda os seus arquivos pessoais, o HD ou o SSD são peças que guardam todas as suas informações, planilhas, textos, filmes, jogos, etc.

Com o advento dos filmes e fotos em HD é sempre importante ter um HD mais espaçoso que não comprometa seu aproveitamento do computador, para um usuário comum de 500GB a 1TB devem ser mais que o suficiente, já para um usuário experiente vale a pena investir em um pouco mais de tamanho.

Isso porque arquivos de vídeo e jogos podem passar da casa dos 10GB cada e o acúmulo vai rapidamente acabando com o espaço para arquivos.

Além do HD normal hoje em dia temos também o SSD, o drive de estado sólido, eles ainda tem um valor elevado.

Porém,  possuem velocidades de leitura graças a serem drives que não dependem de peças mecânicas para a leitura de informação como os HDs, trabalhando de forma completamente digital em microchips.

Essa diferença é o que dá a vantagem e o preço aos SSDs.

Placa de vídeo 

Todo Notebook traz um chip integrado de vídeo, afinal tudo na tela do computador deve passar por uma placa de processamento gráfico para que apareça na tela.

Contudo, alguns Notebooks vem com placas gráficas de maior potência para auxiliar nas tarefas multimídia e na reprodução de jogos tridimensionais.

Essas placas de vídeo podem elevar o preço do notebook em mais de mil reais, e devem ser consideradas muito bem antes da compra, pois se o computador for servir somente para trabalho e reprodução de mídia dificilmente ele vai precisar de uma placa de última geração.

 

Bateria, peso e medidas

A questão da bateria é simples: quanto mais potente, maior o consumo de energia, Notebooks gamers dificilmente aguentam sessões extensas somente com a bateria, mas para o trabalho diário elas costumam servir bem.

Porém mesmo que você só esteja usando o aplicativo de textos é o seu hardware que vai ditar o gasto de energia da máquina, uma máquina potente vai ter menos autonomia de bateria do que um notebook destinado somente a navegação e tarefas básicas.

O ideal é buscar modelos que possuam pelo menos 4 horas de autonomia de uso da bateria.

As medidas e o peso do Notebook podem variar bastante, dependem de peças internas, tamanho da tela, formato do modelo e também do segmento: máquinas compactas costumam ser destinadas à serem notebooks de trabalho e as mais pesadas costumam ser os notebooks gamers e de tarefas avançadas.

Existem porém as exceções, como o Razer Blade que é uma máquina potente mas extremamente leve e fina.

Com os avanços tecnológicos estamos vendo cada vez mais mudanças nesse quesito, onde a aparência da máquina dificilmente reflete em sua potência, portanto devemos sempre prestar atenção nos componentes de cada máquina e analisar nossas necessidades com elas.

Os modelos mais interessantes e buscados no mercado Brasileiro são atualmente são:

 

Acer Aspire 5

O ACER Aspire 5 foi o notebook mais pesquisado no mês de março de 2018 no Brasil, equipado com processador Intel Core i5-7200U, placa de vídeo GeForce 940MX, 8 GB e RAM e HD de 1 TB.

O Aspire 5 é ideal para tarefas um pouco mais complexas e possui muito espaço de armazenamento, o Aspire 5 é level e compacto também, pesando somente 2,2Kg e tendo uma tela de LED 720p de 15,6 polegadas.

SAMSUNG Expert x23

O Notebook da Samsung tem placa de vídeo GeForce 920MX, processador Intel Core i5-7200u e, assim como os concorrentes, 8 GB de RAM e disco rígido de 1TB.

Tem uma tela grande de 15,6 polegadas e pesa somente 2Kg, o que atrai em relação ao Aspire 5 é com certeza o valor que é um pouco menor.

Lenovo IdeaPad 320

A linha IdeaPad é uma linha um pouco mais voltada ao público que utiliza o notebook para a navegação e trabalho, uma aposta da Lenovo para fugir da competição pela máquina mais potente e reforçar um público que muitas vezes se perde na hora de escolher um notebook novo.

O IdeaPad 320 é uma linha de que vem com dois tamanhos diferentes, um mais compacto em 14 polegadas e o outro de 15,6 polegadas. As resoluções variam de HD (1366 x 768p) para Full HD (1920 x 1080p).

E os dados também vão do básico ao avançado, apresentando no modelo mais caro uma placa de vídeo dedicada GeForce 940MX com 4GB de memória de vídeo dedicada (mais que os 2GB dos outros modelos que possuem a placa dedicada) podendo rodar alguns jogos e editar vídeos.

O Notebook Lenovo IdeaPad 320 sem dúvida é recomendado pela variedade.

São tantas opções de configuração e preço na linha que o consumidor pode achar exatamente o que cabe em sua necessidade e bolso.

Seja com as versões de 14 ou 15,6 polegadas onde mesmo o mais fraco ainda se prova uma máquina mais do que preparada para o uso do dia a dia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.