Dicas para economizar energia em casa, reduzindo a conta de luz | Boqnews

Sustentabilidade

27 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Dicas para economizar energia em casa, reduzindo a conta de luz

O uso consciente da eletricidade ainda representa responsabilidade social tornando o ambiente sustentável

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Quando passamos a usar de forma mais racional a energia elétrica, poupamos recursos dentro de casa que podem ficar disponíveis para serem investidos em outras finalidades. O uso consciente da eletricidade ainda representa responsabilidade social e preocupação com um futuro sustentável para as próximas gerações.

Entre as atitudes que podem melhorar a eficiência energética nos ambientes domésticos ou comerciais estão o uso correto e manutenção do ar condicionado, iluminação durável e econômica, aproveitamento da luz natural quando possível, troca de equipamentos ultrapassados ou quebrados, controle da conta de energia, manutenção do sistema elétrico e, claro, conscientização dos moradores da casa ou funcionários da empresa para evitar desperdícios.

Confira abaixo dicas que vão te ajudar a reduzir o valor da conta de luz e repensar a configuração e manutenção dos ambientes, criando uma rotina diária sustentável.

 Lâmpadas e Iluminação Natural

Sempre que possível, procure aproveitar ao máximo a luz do sol para executar as tarefas cotidianas. No caso dos projetos arquitetônicos mais modernos, esse aproveitamento faz parte das construções, mas se sua casa ou escritório carece de janelas largas e portas, uma boa ideia é apostar nas cores claras das paredes – que refletem a luz –, e optar por uma configuração da mobília que favoreça a claridade que vem de fora. Com relação à iluminação artificial, procure optar por lâmpadas fluorescentes, que duram mais e poupam mais energia.

Equipamentos Eletrônicos

Os eletrônicos costumam ser os vilões dos gastos energéticos. No caso dos aparelhos de ar condicionado, é importante analisar se sua potência é adequada ao ambiente em que foi instalado, para evitar problemas de eficiência e gastos exacerbados. Um termostato pode evitar que o aparelho sobrecarregue.

No caso das geladeiras, é importante verificar se a borracha de vedação está em bom estado, para evitar que a troca de ar seja feita de maneira incorreta e que o eletrodoméstico tenha que trabalhar mais para manter boas condições de resfriamento. No inverno, uma boa ideia é regular o termostato para evitar desperdícios. Outro aspecto que merece atenção no caso das geladeiras é sua organização. Além de facilitar a rotina diária e conservar melhor os alimentos, colocar os produtos de forma planejada nos compartimentos da geladeira ajuda a reduzir o gasto energético.

No mercado existem geladeiras bastante econômicas que contam com o sistema FrostFree, que garante que os aparelhos não precisarão ser descongelados. Isso economiza bastante energia, porque cada vez que uma geladeira é religada ela gasta energia extra para atingir a temperatura ideal. Os modelos que têm controle externo de temperatura e dispenser externo também evitam gastos a mais.

Por fim, com exceção da geladeira e outros equipamentos que devem estar ligados constantemente na tomada, sugere-se que todos os aparelhos sejam retirados da tomada quando não estão sendo utilizados. Mesmo no stand by, oseletrodomésticosgastamenergia.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.