Uma volta pelo Centro Histórico | Boqnews

Turismo

24 DE MARÇO DE 2008

Siga-nos no Google Notícias!

Uma volta pelo Centro Histórico

É sempre bom aproveitar um feriado prolongado para viajar, conhecer novos lugares e descansar. Mas para quem ficou pela região pode aproveitar para rever as belezas do Centro de Santos. A Fundação Arquivo e Memória lançou um livro chamado Caminhos da Memória, um passeio pelo Centro histórico, onde são apresentados os principais patrimônios históricos que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}


É sempre bom aproveitar um feriado prolongado para viajar, conhecer novos lugares e descansar. Mas para quem ficou pela região pode aproveitar para rever as belezas do Centro de Santos. A Fundação Arquivo e Memória lançou um livro chamado Caminhos da Memória, um passeio pelo Centro histórico, onde são apresentados os principais patrimônios históricos que podem ser visitados na região central. Hoje, os prédios fazem parte do programa Alegra Centro, que visa garantir os prédios históricos do Município.


O roteiro começa pelo Outeiro de Santa Catarina, marco de fundação de Santos. Foi erguido no século XVI por Luis Góis e sua mulher, Catarina de Aguilar, que construíram na base de um pequeno morro a capela de Santa Catarina de Alexandria.


A capela foi destruída em 1591 na invasão do corsário inglês Thomas Cavendish. Durante anos, o local serviu para a retirada de pedras para o calçamento das ruas da Cidade. Entre 1880 e 1884, o médico italiano João Éboli construiu a casa encastelada, que está hoje no local.


Próximo dali, permanece uma das poucas edificações militares antigas existentes no País e o mais antigo prédio público de Santos, a Casa do Trem Bélico. Estima-se que ela tenha sido construída por volta de 1640 e 1646, mas sua comprovação foi somente em 1734, guardando as armas e munições para proteção da então vila. Na década de 40, passou a abrigar o Tiro de Guerra XI e funcionou depois como escola paramilitar.


O Conjunto do Carmo, com duas igrejas, é considerado um dos mais antigos relicários do barroco brasileiro. Do século XVIII, a Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo destaca-se pelos altares de madeira de estilo rococó. Os altares laterais possuem imagens de Cristo na Via Sacra e são considerados os mais importantes da Baixada Santista pela unidade de estilo. Ao lado da Ordem Terceira encontra-se a igreja dos freis carmelitas, que data de 1599. Também estão dispostas telas de Benedito Calixto.


As cinzas do Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva e seus irmãos, estão no Pantheon dos Andradas. Valiosos quadros em bronze descrevem cenas da vida do Patriarca pelo local. O monumento foi feito na Itália e a arquitetura do edifício inspirou-se nos templos maçônicos, pois ele era Grão-mestre da Maçonaria no Brasil. Bonifácio teve seu nome incluído no livro dos Heróis da Pátria, confeccionado em aço e que fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília.


O Paço é uma construção de linhas clássicas. O local abriga a Prefeitura, a Sala Princesa Isabel, onde são realizadas as sessões da Câmara, e a Mesa Diretora do Legislativo. Foi construído em dois anos e inaugurado em 1939.


Inspirado no Renascimento Italiano, o Palácio da Bolsa Oficial do Café foi inaugurado em 1922 e funcionou até 1937, após a quebra das bolsas pelo mundo. Cinco anos depois, ela foi reativada como Bolsa de Café e Mercadorias, mas os pregões terminaram em 1957. Ela foi construída em materiais importadas e tem importantes obras de Benedito Calixto, retratando a Cidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.