Começa Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais | Boqnews
Foto: Carol Fariah

Santos

01 DE JULHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Começa Julho Amarelo, mês de combate às hepatites virais

A partir do dia 21 deste mês, serão realizados testes rápidos e curso de atualização

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Mês que chama a atenção para a prevenção e controle das hepatites virais, o Julho Amarelo tem início com importante medida tomada pelo Município, com vistas à detecção precoce da doença. A partir de agora, é obrigatória a testagem sorológica na rede pública de saúde, conforme estabelece a lei nº 3.156/ 2015.

Quem passar pelas consultas médicas nas policlínicas será submetido aos exames Anti HCV, AntiHBc Total, HBsAg e Anti HBs. Serão prioridade os pacientes na faixa etária a partir de 40 anos, considerada de maior prevalência.

Caso o resultado seja positivo, os pacientes serão encaminhados ao Serviço de Atenção Especializada (SAE – Rua Silva Jardim, 94).

Programação
Ao longo do mês, prédios públicos, como o Paço Municipal (Praça Mauá s/ nº) e a Prodesan (Praça dos Expedicionários, 10), estarão iluminados com a cor amarela. Empresas privadas também vão aderir à iniciativa, que visa chamar a atenção para o tema.

A partir do dia 21 serão realizados testes rápidos, caminhada, curso de atualização, missa em memória às vítimas de hepatites virais e peça teatral.

Medicamentos
Segundo a Prefeitura de Santos, os três novos medicamentos para tratamento da hepatite C, que aumentarão em mais de 90% a chance de cura, devem estar disponíveis na rede municipal de saúde a partir de agosto. São eles: Sofosbuvir, Simeprevir e Daclatasvir, importados dos Estados Unidos e já aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Eles serão incorporados nas medicações gratuitas fornecidas em todo país pelo Ministério da Saúde. Sem efeitos colaterais, terão média de três a seis meses de tratamento.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.