Cresce Aids entre jovens. Campanhas na região serão intensificadas | Boqnews
Mãos com o laço vermelho, símbolo da luta contra a Aids

Prevenção

26 DE ABRIL DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Cresce Aids entre jovens. Campanhas na região serão intensificadas

GAPA da Baixada Santista realizará campanha com enfoque em jovens de 15 a 24 anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os dados sobre jovens de 15 a 24 anos infectados pela Aids são cada vez mais preocupantes. De 2006 a 2015 a taxa de detecção de casos entre jovens do sexo masculino entre 15 e 19 anos quase triplicou, passando de 2,4 a 6,9 casos por 100 mil habitantes e entre a faixa etária de 20 a 24 anos, passou de 15,9 a 33,1 na mesma proporção populacional.

Em Santos, a realidade não é diferente, a quantidade de pessoas infectadas pelo vírus também tem aumentado. Segundo os dados divulgados pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids na Baixada Santista (GAPA BS), 278 pessoas descobriram a doença sexualmente transmissível em 2015. Comparado à 2012, houve aumento de 28%.

“Percebemos que diminuiu a retirada de preservativos na sede do GAPA. Falta informação para esses jovens sobre o HIV, formas de transmissão e como usar a camisinha”, afirma a presidente do GAPA/BS, Nanci Alonso. “Os jovens acham que a Aids foi apenas um problema dos anos 80 e 90 e que hoje tem cura, mas não tem. Existe tratamento, não cura”.

Desde o início da epidemia de Aids no Brasil nos anos 80 até junho de 2015, foram registrados 798.366 casos de Aids, segundo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Tal como, o informativo também revela que até dezembro de 2014 foram identificados 290.929 óbitos pela doença.

Buscando conscientizar a população da Baixada Santista, o GAPA — que completa 29 anos de atuação neste ano — lançará nova campanha afim de atingir principalmente os jovens.

“Tem que existir outro tipo de abordagem, por isso estamos apostando na internet. Criamos o GAPA Lab para que esse público tenha informação com facilidade e rapidez. Em breve também teremos aplicativos para celulares e o site está passando por ajustes para ficar mais interativo”, enfatiza.

 

Novo panfleto do GAPA/BS explica como funciona a testagem rápida por fluido oral.

Panfleto explica como funciona a testagem rápida (clique para aumentar a imagem)

Viva Melhor Sabendo

Por meio do projeto Viva Melhor Sabendo, o GAPA tem como objetivo realizar testagem rápida para HIV/AIDS pelo fluído oral entre jovens de 15 a 24 anos.

“O teste é indolor e o resultado sai em 20 minutos. O diagnóstico precoce é de extrema importância, pois é melhor saber se é soropositivo para o HIV antes de ficar doente de AIDS”, diz Nanci.

Por mais que esta campanha seja para o público jovem, qualquer pessoa pode comparecer à sede do grupo à Rua Colômbia, 44, em Santos, para fazer o exame ou então ligar para os números 3222-3109 / 2138-9679. Informações sobre ações podem ser obtidas na página do Facebook.

Teste também pode ser feito no Secraids (Rua Silva Jardim, 94 – Vila Mathias – Santos. Tel.: 3229-8791) e no CTA Betinho (Rua Treze de Maio, 64 – Centro – São Vicente. Tel.: 3469-8522).

Preservativos podem ser retirados nos locais citados acima e também nas policlínicas de Santos (clique neste link para ver os endereços).

Saiba como o HIV pode ser transmitido

Como o HIV, vírus causador da aids, está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença pode ser transmitida de várias formas:

  • Sexo sem camisinha – pode ser vaginal, anal ou oral.
  • De mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação – também chamado de transmissão vertical.
  • Uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa.
  • Transfusão de sangue contaminado com o HIV.
  • Instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.
    (Informações retiradas www.aids.gov.br)

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.