Veja dicas de alimentos e tratamentos para gestantes não sofrerem no calor | Boqnews
Foto: Divulgação

Vida+

30 DE JANEIRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Veja dicas de alimentos e tratamentos para gestantes não sofrerem no calor

É importante que todos os nutrientes façam parte do cardárpio da gestante

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

alimentacaogestantewEste verão já é considerado um dos piores dos últimos anos. Se normalmente as pessoas já precisam ficar atentas e tomar cuidados principalmente com a alimentação, as gestantes necessitam redobrar ainda mais esta atenção. Afinal são responsáveis – além de cuidar da própria saúde – da vida que está se formando no seu útero.

De acordo com a nutricionista Roberta Soriano, o ideal durante toda a gestação é que as mulheres mantenham uma alimentação variada e equilibrada com todos os nutrientes como os carboidratos, proteínas e gorduras, pois cada tipo de alimento contribui com algo específico para o desenvolvimento do bebê e – como não poderia ser diferente – para a saúde da mãe.

Algo, que principalmente nesta época do ano, segundo Roberta, deve ser obrigação em relação à hidratação. “Consumir no mínimo 2 litros de líquido por dia, dando preferência para água ou mesmo água de coco e sucos de frutas, sem açúcar, é o indicado até para evitar o inchaço natural. O refrigerante deve ser evitado, assim como as bebidas alcoólicas”, explica. A gestante também deve optar por uma alimentação mais leve.

Uma receita simples – que pode ser colocada em prática pelas futuras mães e ajudam a hidratar e refrescar – são os picóles caseiros. “São bem rápidos de fazer e mais saudáveis em relação aos produtos à venda. Podem ser à base de água ou iogurte natural e frutas da estação. Basta misturar os ingredientes e colocar nas forminhas”, ressalta Roberta que está colocando tudo que sabe e divulga às pacientes por também estar grávida de sete meses.

Só o de iogurte, como lembra Roberta, que não deve ser consumido após as refeições para não dificultar na absorção dos nutrientes e sim como opção de lanche.
Aliás, é essencial comer de três em três horas. De acordo com a nutricionista, deve-se evitar o jejum prolongado, mas com alimentação equilibrada para não ganhar sobrepeso. “Uma dúvida muito frequente é em relação qual é o ganho de peso ideal. O aconselhável é de 9 a 12 quilos. Mais que isso pode prejudicar a saúde de ambos”, comenta.

Ao descobrir a gravidez, segundo Roberta, deve-se procurar o médico imediatamente para iniciar a suplementação alimentar necessária, primeiro com o ácido fólico depois com as vitaminas.

Inchaço
O que já é comum na gestação piora ainda mais nesta época: o inchaço das pernas e pés. Além da hidratação com bastante líquido, uma opção para evitar o problema ou minimizá-los é realizar drenagem linfática duas vezes por semana.

De acordo com a esteticista e naturóloga, Alessandra Costa, o tratamento ajuda a melhorar a retenção do líquido e também na circulação do sangue, além de ser um momento de relaxamento. Para contribuir com o tratamento, Alessandra enfatiza também a importância de uma alimentação com menos sódio e conservantes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.