Desafios aos eleitos – parte II | Boqnews

Opiniões

14 DE JANEIRO DE 2011

Desafios aos eleitos – parte II

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em sua segunda passagem pelo Palácio dos Bandeirantes, o governador Geraldo Alckmin terá mais uma oportunidade para imprimir sua marca. Pelos sinais iniciais, o empenho parece ser elevado e, aos poucos, ele quer se desvincular da imagem do seu antecessor, José Serra, e tentar colocar o PSDB nos eixos, fato não tão simples assim.


Alckmin, que sofreu dois revezes antes de voltar ao cargo, sabe como a política prega peças. Em 2006, foi jogado aos leões, travestidos de tucanos, no embate contra Lula. Chegou ao segundo turno, mas conseguiu ter menos votos que no primeiro, feito raro.


A derrota seguinte ocorreu há dois anos, quando sequer chegou ao segundo turno na Capital, sendo traído pelo seu próprio partido, que, nos bastidores, fermentou a candidatura de Gilberto Kassab, vencedor contra a petista e hoje senadora Marta Suplicy à prefeitura paulistana. Fora da política, virou professor universitário e depois secretário do governo Serra, uma verdadeira esmola diante das circunstâncias existentes.


Como a vida dá voltas, assim como na política,  Alckmin está novamente no poder. Pela escolha do secretariado, percebe-se que ele não tinha na prática um grupo próximo. Tanto que parcela considerável dos secretários é formada por deputados de outros partidos, abrindo espaço para suplentes. Eleitos pela região, estão Marcio França (Turismo), Bruno Covas (Meio Ambiente) e Paulo Alexandre Barbosa (Secretaria de Desenvolvimento Social).


Alckmin sempre teve uma relação de afeto com a Baixada Santista, desde os tempos de infância. Tanto que no seu governo anterior até uma expressão era lembrada para mostrar a participação de políticos da região na sua administração: a República do Gonzaga. Não bastasse, o Santos, seu time de coração, é sua outra paixão.


Neste sentido, o governador sabe bem das necessidades que a Baixada Santista tem. São diversas, mas algumas se destacam, como a questão do transporte metropolitano – ineficiente e dispendioso -, a habitação, com a remoção de famílias residentes em áreas de risco e insalubres, e a saúde, pois a Baixada Santista só ganha do Vale do Ribeira em relação aos investimentos públicos per capita desembolsados pelo Estado neste setor.
Por isso, merece aplauso a decisão do governador em criar um grupo para realizar um diagnóstico na saúde da região, envolvendo representantes do Estado, dos municípios e universidades.


Se os resultados obtidos – como a carência de leitos SUSs e de UTIs e a falta de um hospital público que atenda as cidades do litoral sul, em franca expansão, por exemplo – resultarem em ações concretas em prol da região, perceberemos que efetivamente Alckmin terá um olhar especial pela Baixada Santista, região onde ele diz nutrir um carinho bem especial.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.